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http://hdl.handle.net/1843/48089
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A pintura romântica no Brasil e sua aplicação no ensino de arte: procedimentos e intervenções na arte-educação |
Authors: | Rosilene Mota Mendes Moreira |
First Advisor: | Antônia Dolores Belico Soares |
First Referee: | Leonardo Álvares Vidigal |
Abstract: | Esta monografia é o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública, denominada Escola Estadual de Guaicuí de Ensino Fundamental e Médio, com alunos do ensino médio. Teve por objetivo mediar abordagens metodológicas e procedimentos em arte educação para promover o ensino-aprendizagem em pinturas românticas do Brasil. Trabalhou-se com os alunos o ensino de arte e sua aplicação no conteúdo que abordava Pintura, e enfatizou-se as manifestações artísticas do período do Romantismo; na sequência houve um estudo mais detalhado e dinâmico que desenvolveu o diálogo com e sobre a pintura romântica no Brasil, através de atividades que estimularam o interesse sobre o contexto histórico desta época, os pintores mais notáveis e, por conseguinte, as obras de arte que mais se destacaram neste período; em seguida fez-se um exame dos resultados obtidos em que a intervenção artística realizada permitiu que houvesse bons resultados no ensino de arte. Esta pesquisa, desde o seu início, visa a valoração do ensino de arte por meio de práticas metodológicas inovadoras e que incentivem aos alunos a compreensão do valor da Arte em nosso cotidiano. Os exercícios propostos em sala de aula permitiram que ocorresse uma interação entre aluno e professor o que ocasionou troca de experiências, permuta de conhecimentos e promoveu uma melhor afinidade entre os pares e, assim, o desempenho dos partícipes do projeto foi avaliado e concluiu-se que o rendimento foi satisfatório. A inferência que se tem deste trabalho é que a arte educação deve ofertar qualidade de ensino ao aluno com propostas curriculares sérias e exequíveis. O professor de arte precisa estar consciente de sua função como educador e formador de cidadãos conhecedores da arte, intérpretes culturais e suas aplicações no que se pratica habitualmente. |
Subject: | Arte - Estudo e ensino Pintura Romantismo na arte |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48089 |
Issue Date: | 8-Oct-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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