Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lincoln Volpini Spolaorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7161432903094203pt_BR
dc.contributor.referee1Giovanna Martins Vianapt_BR
dc.creatorLenir da Silva Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590659052744535pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-16T12:09:31Z-
dc.date.available2022-12-16T12:09:31Z-
dc.date.issued2011-10-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48090-
dc.description.abstractThe following study points out journalism’s contribution to the teaching of visual arts, which is accomplished through the analysis of Estado de Minas’ “Em Cultura” section. This analysis is an incursion of the reference literature that is set to outline the historical and current characteristics of the teaching of visual arts at public schools in Brazil. Still based on the reference literature, the possibility of incorporating the contents of cultural journalism into the teaching of visual arts is made clear, and for such artists and art movements that have either influenced or been influenced by printed news were presented. This study also explains how cultural journalism is presented as a source for critical thinking building and of information, confirming the efficacy of its use. At last, lesson plans are presented to corroborate the viability of using “Em Cultura” to develop visual arts teaching pedagogical proposals.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aponta uma contribuição do Jornalismo para o Ensino de Artes Visuais. Isto é feito a partir de uma análise do suplemento “Em Cultura”, do jornal Estado de Minas. Para tanto, faz-se uma incursão pela literatura referencial, para delinear as características históricas e atuais do Ensino de Artes Visuais nas escolas formais, no Brasil. Ainda apoiado na literatura referencial, elucida-se a possibilidade de agregação de conteúdos do jornalismo cultural ao Ensino de Artes Visuais. Nesse sentido, apresenta movimentos de Arte e artistas, que influenciaram ou que sofreram influência relacionada aos impressos. Faz-se, também, uma explanação sobre como o jornalismo cultural apresenta-se como fonte de informação e construção crítica do pensamento, corroborando a eficácia de seu uso no Ensino de Artes Visuais. Por fim, apresentam-se Planos de Aulas, confirmando a viabilidade de uso do “Em Cultura” para o desenvolvimento de propostas pedagógicas no Ensino de Artes Visuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJornalismo e educaçãopt_BR
dc.titleContribuição do “Em Cultura” para desenvolvimento de propostas pedagógicas para o ensino de artes visuaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de Lenir da Silva Campos.pdf602.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.