Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48091
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eliette Aparecida Aleixo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1620354910707197 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kleumanery de Melo Barboza | pt_BR |
dc.creator | Elisângela Dias da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T12:13:16Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T12:13:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48091 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo compreender a relevância da arte para o desenvolvimento infantil, conhecer a relação que as crianças estabelecem entre arte e desenho e o que pensam alguns teóricos sobre a importância do desenho. O trabalho buscou definir o que é arte analisando seus elementos constitutivos, desde os primórdios dos tempos, quando surgiram os primeiros registros na caverna, a trajetória do ensino da Arte no Brasil até os dias atuais e a concepção do desenho infantil. Destacou ainda o conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Por fim, procurou-se descrever a maneira como as crianças desenham, como começam e como se desenvolvem. A partir do exposto chegou-se a conclusão de que o desenho infantil deve ser estimulado, não com a intenção de ensinar técnicas para as crianças, mas pelo fato de ser um importante processo de aprendizagem. É a oportunidade dela se expressar, de expor de forma concreta suas ideias e sentimentos, pois à medida que a criança desenha, ela aprende, se organiza e concretiza seus pensamentos. Ao mesmo tempo em que lhe dá autoconfiança por esta construindo e se expressando livremente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Elisângela Dias.pdf | 444.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.