Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48093
Type: Monografia (especialização)
Title: O conhecimento de desenho no ensino fundamental
Authors: Crisolino Ferreira da Costa Filho
First Advisor: Rodrigo Borges Coelho
First Referee: Maria Luiza Dias Viana
Abstract: Esta monografia investiga o desenho e sua importância para o Ensino Fundamental, como atividade que contribui para o desenvolvimento da linguagem e da arte. O desenho, como um registro, marca a evolução do ser humano, por isso foi abordada as várias etapas do desenhar. O desenho tem uma função importante na formação do conhecimento e no desenvolvimento da livre expressividade. Por atuar de forma afetiva na percepção de mundo do educando, deve ser valorizado desde o início de sua vida, considerando os valores que este trás de casa. Enquanto mediador do conhecimento, o professor deve incentivar o ensino de arte através do desenho, oferecer o suporte intelectual necessário, técnicas próprias e materiais diversos, pois somente num ambiente estimulante é possível explorar novos conhecimentos. A valorização do desenho na escola leva o aluno se interessar por suas produções e por seus pares, bem como pelas diversos tipos de obras artísticas, sejam pinturas, cerâmicas, fotografia ou outras imagens, contribuindo assim para um ambiente cultural mais rico.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Desenho
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48093
Issue Date: 8-Oct-2011
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISOLINO-monografia- final.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.