Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48094
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Reflexões sobre o contexto histórico do ensino de arte e artes visuais
Autor(es): Neusa José de Almeida Costa
Primeiro Orientador: Eliette Aparecida Aleixo
Primeiro membro da banca : Kleumanery de Melo Barboza
Resumo: O trabalho em questão constitui um estudo sobre o ensino de Arte no ensino fundamental, especificamente Artes Visuais, suas implicações no ensino em geral e influências na formação humana dos alunos. Propõe uma reflexão sobre a incorporação dessa disciplina no contexto escolar, incluindo os conteúdos e metodologias. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em estudos de diversos pesquisadores e teóricos que abordam esta questão. Verificou-se após esta reflexão que ainda há a necessidade de se discutir de forma mais aprofundada e ampla sobre a importância da contribuição da Arte para a formação humana. A partir da década de 90 se consolidou como disciplina, com os PCNs de Arte, o que se tornou muito positivo para o trabalho nas escolas. Porém é preciso considerar que alguns aspectos ainda necessitam serem melhores discutidos, como o papel do professor em sala de aula, condições de trabalho e consideração efetiva desta disciplina como uma área de conhecimento.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48094
Data do documento: 8-Out-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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