Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48125
Type: Monografia (especialização)
Title: Plano de ação para conscientizar sobre a importância de se manter hábitos saudáveis como prevenção do câncer de mama e próstata em Ipatinga
Authors: Leonardo Pereira de Matos
First Advisor: Christian Emmanuel Torres Cabido
Abstract: O câncer representa um conjunto de doenças e é classificado de acordo com o seu tipo celular. No Brasil, em 2008, 400 mil casos novos de câncer foram diagnosticados, sendo que 224 mil foram a óbito. O objetivo desse trabalho foi elaborar um plano de ação para conscientizar a população adulta de homens e mulheres sobre a importância dos hábitos saudáveis na prevenção do câncer de próstata e mama. Trata-se de um estudo que analisou a descrição das taxas de mortalidade por câncer, no período de 1996 a 2012. Foram incluídos no estudo indivíduos maiores de 19 anos de idade, de ambos os sexos, residentes no município de Ipatinga (Minas Gerais) e foi elaborado um plano de ação com vistas a reduzir a mortalidade por câncer de próstata e mama. As informações sobre os óbitos por câncer foram obtidas do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). O câncer de mama aumentou 4,54% em média por ano entre 1996 e 2012. O câncer de próstata demonstrou um aumento em média anual de 2,54% entre os anos de 1996 e 2012. Este estudo revelou que o câncer é um importante problema de saúde no município de Ipatinga sendo necessária a adoção de ações para o seu controle. As principais ações propostas foram a conscientização sobre a importância dos homens e mulheres reduzirem a obesidade, tabagismo e alcolismo assim como o estimulo a adoção de práticas esportivas. Por fim, é imprescindível também a adoção de uma campanha orientando os homens a procurarem um médico com frequência e a realização do rastreio oportunista do câncer de próstata e a realização do exame físico nas mamas para a população das mulheres.
Abstract: Cancer is a group of diseases classified according to cell types. In Brazil, 400,000 new cases of cancer were diagnosed, and 224,000 died in 2012. The aim of this study was develop a plan in order to awareness of adults about the importance of healthy habits in the prostate and breast cancer prevention. It was a study which analyzed the description of cancer mortality rates from 1996 to 2012. It was included individuals >19 years age, both sexes, who lived in the city of Ipatinga (Minas Gerais) and was created a plan in order to awareness of adults population from Ipatinga. Cancer death information was taken from Mortality Information System (SIM). It was showed breast cancer in women increased 4.54% on average per year between 1996 and 2012. Also, for men prostate cancer mortality rates showed an increase average 2.54% between 1996 and 2012. It was showed cancer is an important health problem in Ipatinga. It is important to create preventive actions in order to decrease the mortality rates. The main actions based on the problem were the awareness of to reduce obesity, smoking and alcoholism as well as stimulating sports activities. Finally, it was also essential to performer campaign targeting men to see a doctor frequently and realize an opportunistic screening for prostate cancer and physical examination in the breasts for women's population.
Subject: Neoplasias da Mama/prevenção & controle
Neoplasias da Próstata/prevenção & controle
Estratégias de Saúde Nacionais
Dissertação acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48125
Issue Date: 3-Oct-2015
Appears in Collections:Especialização em Estratégia Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Leonardo Pereira De Matos_(14aug15).pdf689.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.