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http://hdl.handle.net/1843/48162
Tipo: | Tese |
Título: | Colonialidade e tradição: desvelando a matriz de poder adjacente às práticas musicais/violinísticas de concerto |
Autor(es): | Luiza Gaspar Anastácio |
Primeiro Orientador: | Ana Cláudia de Assis |
Primeiro Coorientador: | Glaura Lucas |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | http://lattes.cnpq.br/5237321219459906 |
Primeiro membro da banca : | Favio Shifres |
Segundo membro da banca: | Luis Ricardo Silva Queiroz |
Terceiro membro da banca: | Carlos Aleixo dos Reis |
Quarto membro da banca: | Eduardo Pires Rosse |
Resumo: | A prática do violino no âmbito da música de concerto é fortemente vinculada a certos pressupostos assentidos e incorporados tanto nos meios profissionais quanto de formação no instrumento. Está associada a uma tradição musical com características estabelecidas, que expressa normas e princípios, parte da “cultura legítima” segundo o pensamento moderno/eurocêntrico. Observa-se em sua essência uma compreensão particular sobre a música, orientada por uma construção ideológica que reflete as lógicas civilizatórias coloniais e, de forma naturalizada, mantém hierarquias e valores que reforçam as relações assimétricas entre Norte e Sul. Esta pesquisa aborda a tradição musical de concerto com ênfase na tradição violinística, considerando sua inserção no contexto latino-americano. Buscando contribuir com os estudos em Performance Musical observamos aspectos fundamentais da área, como o repertório e o cânone – que representam, para além de um conjunto determinado de obras musicais, o cerne do que é concebido como conhecimento válido ou legítimo neste âmbito artístico –, bem como questões vinculadas à institucionalização das práticas musicais em meios hegemônicos, como universidades e orquestras. Mediante estudo bibliográfico e análise de uma série de documentos oficiais (que inclui editais de concursos orquestrais, editais de processos seletivos para universidades, grades curriculares de cursos de graduação em música, temporadas e programas de concerto de orquestras, programas de recitais realizados em cursos de graduação em violino, entre outras fontes) explicitamos a homogeneização das práticas musicais-violinísticas de concerto na América Latina e, adotando como principal base conceitual/teórica o pensamento decolonial, buscamos desvelar a matriz de poder intrínseca a esta tradição musical, além de apontar algumas alternativas em direção a um possível – e gradual – desprendimento. Realizamos, ademais, um estudo prático-interpretativo direcionado a obras “periféricas” no âmbito da música de concerto, sugerindo a possibilidade de ampliação do repertório violinístico para além do cânone eurocentrado. |
Assunto: | Performance musical Música para violino Práticas interpretativas (Música) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48162 |
Data do documento: | 17-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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Anastácio, Luiza G. Colonialidade e Tradicao_Tese Final.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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