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http://hdl.handle.net/1843/48162
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ana Cláudia de Assis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4865743376565106 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Glaura Lucas | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | http://lattes.cnpq.br/5237321219459906 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Favio Shifres | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luis Ricardo Silva Queiroz | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carlos Aleixo dos Reis | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Eduardo Pires Rosse | pt_BR |
dc.creator | Luiza Gaspar Anastácio | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8869367634339540 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T21:29:50Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T21:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48162 | - |
dc.description.resumo | A prática do violino no âmbito da música de concerto é fortemente vinculada a certos pressupostos assentidos e incorporados tanto nos meios profissionais quanto de formação no instrumento. Está associada a uma tradição musical com características estabelecidas, que expressa normas e princípios, parte da “cultura legítima” segundo o pensamento moderno/eurocêntrico. Observa-se em sua essência uma compreensão particular sobre a música, orientada por uma construção ideológica que reflete as lógicas civilizatórias coloniais e, de forma naturalizada, mantém hierarquias e valores que reforçam as relações assimétricas entre Norte e Sul. Esta pesquisa aborda a tradição musical de concerto com ênfase na tradição violinística, considerando sua inserção no contexto latino-americano. Buscando contribuir com os estudos em Performance Musical observamos aspectos fundamentais da área, como o repertório e o cânone – que representam, para além de um conjunto determinado de obras musicais, o cerne do que é concebido como conhecimento válido ou legítimo neste âmbito artístico –, bem como questões vinculadas à institucionalização das práticas musicais em meios hegemônicos, como universidades e orquestras. Mediante estudo bibliográfico e análise de uma série de documentos oficiais (que inclui editais de concursos orquestrais, editais de processos seletivos para universidades, grades curriculares de cursos de graduação em música, temporadas e programas de concerto de orquestras, programas de recitais realizados em cursos de graduação em violino, entre outras fontes) explicitamos a homogeneização das práticas musicais-violinísticas de concerto na América Latina e, adotando como principal base conceitual/teórica o pensamento decolonial, buscamos desvelar a matriz de poder intrínseca a esta tradição musical, além de apontar algumas alternativas em direção a um possível – e gradual – desprendimento. Realizamos, ademais, um estudo prático-interpretativo direcionado a obras “periféricas” no âmbito da música de concerto, sugerindo a possibilidade de ampliação do repertório violinístico para além do cânone eurocentrado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas musicais de concerto | pt_BR |
dc.subject | Tradição violinística | pt_BR |
dc.subject | Pensamento decolonial | pt_BR |
dc.subject | Modernidade/Colonialidade | pt_BR |
dc.subject.other | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.other | Música para violino | pt_BR |
dc.subject.other | Práticas interpretativas (Música) | pt_BR |
dc.title | Colonialidade e tradição: desvelando a matriz de poder adjacente às práticas musicais/violinísticas de concerto | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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Anastácio, Luiza G. Colonialidade e Tradicao_Tese Final.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
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