Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48162
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dc.contributor.advisor1Ana Cláudia de Assispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4865743376565106pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Glaura Lucaspt_BR
dc.contributor.advisor-co2http://lattes.cnpq.br/5237321219459906pt_BR
dc.contributor.referee1Favio Shifrespt_BR
dc.contributor.referee2Luis Ricardo Silva Queirozpt_BR
dc.contributor.referee3Carlos Aleixo dos Reispt_BR
dc.contributor.referee4Eduardo Pires Rossept_BR
dc.creatorLuiza Gaspar Anastáciopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869367634339540pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-16T21:29:50Z-
dc.date.available2022-12-16T21:29:50Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48162-
dc.description.resumoA prática do violino no âmbito da música de concerto é fortemente vinculada a certos pressupostos assentidos e incorporados tanto nos meios profissionais quanto de formação no instrumento. Está associada a uma tradição musical com características estabelecidas, que expressa normas e princípios, parte da “cultura legítima” segundo o pensamento moderno/eurocêntrico. Observa-se em sua essência uma compreensão particular sobre a música, orientada por uma construção ideológica que reflete as lógicas civilizatórias coloniais e, de forma naturalizada, mantém hierarquias e valores que reforçam as relações assimétricas entre Norte e Sul. Esta pesquisa aborda a tradição musical de concerto com ênfase na tradição violinística, considerando sua inserção no contexto latino-americano. Buscando contribuir com os estudos em Performance Musical observamos aspectos fundamentais da área, como o repertório e o cânone – que representam, para além de um conjunto determinado de obras musicais, o cerne do que é concebido como conhecimento válido ou legítimo neste âmbito artístico –, bem como questões vinculadas à institucionalização das práticas musicais em meios hegemônicos, como universidades e orquestras. Mediante estudo bibliográfico e análise de uma série de documentos oficiais (que inclui editais de concursos orquestrais, editais de processos seletivos para universidades, grades curriculares de cursos de graduação em música, temporadas e programas de concerto de orquestras, programas de recitais realizados em cursos de graduação em violino, entre outras fontes) explicitamos a homogeneização das práticas musicais-violinísticas de concerto na América Latina e, adotando como principal base conceitual/teórica o pensamento decolonial, buscamos desvelar a matriz de poder intrínseca a esta tradição musical, além de apontar algumas alternativas em direção a um possível – e gradual – desprendimento. Realizamos, ademais, um estudo prático-interpretativo direcionado a obras “periféricas” no âmbito da música de concerto, sugerindo a possibilidade de ampliação do repertório violinístico para além do cânone eurocentrado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas musicais de concertopt_BR
dc.subjectTradição violinísticapt_BR
dc.subjectPensamento decolonialpt_BR
dc.subjectModernidade/Colonialidadept_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica para violinopt_BR
dc.subject.otherPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.titleColonialidade e tradição: desvelando a matriz de poder adjacente às práticas musicais/violinísticas de concertopt_BR
dc.typeTesept_BR
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