Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48168
Tipo: Dissertação
Título: Fatores que influenciam na decisão de alunos de graduação para abordagem de restaurações defeituosas em dentes decíduos
Título(s) alternativo(s): Influence factors on treatment decision of undergraduate students regarding defective restorations in primary teeth
Autor(es): Patrícia Santos Silva
Primeiro Orientador: Fernanda de Morais Ferreira
Primeiro Coorientador: Cristiane Meira Assunção
Primeiro membro da banca : Jonas de Almeida Rodrigues
Segundo membro da banca: Ivana Meyer Prado
Terceiro membro da banca: Fernanda Ruffo Ortiz
Quarto membro da banca: Cristiane Baccin Bendo Neves
Resumo: Este estudo se propôs a avaliar fatores que influenciam estudantes de graduação na decisão de tratamento frente a restaurações defeituosas em dentes decíduos. Alunos de graduação em Odontologia de universidades públicas e privadas receberam um e-mail, encaminhado por professores e colegiados, contendo o link do questionário online. Ele continha questões relacionadas aos estudantes, instituição de ensino e cinco pares de casos clínicos de pacientes com restaurações defeituosas em dentes decíduos. Os pares de casos clínicos continham as mesmas informações sobre o elemento dentário e o paciente, com exceção de uma característica da criança que poderia influenciar na decisão de tratamento (sexo, cor da pele, comportamento, risco de cárie e renda). As opções de resposta eram: ‘acompanhamento’, ‘recontorno e polimento’, ‘reparo’ ou ‘troca da restauração defeituosa’. As respostas das abordagens para cada par de caso clínico foram comparadas entre si considerando as características das crianças utilizando o teste de McNemar. Posteriormente, para as análises múltiplas, cada par de casos clínicos foi criada uma variável resposta: “alterou o tratamento” e “não alterou o tratamento em função das características da criança”. Modelos multiníveis de regressão logística foram usados para estimar a associação entre os diferentes desfechos de possibilidades de tratamento (alterar ou não alterar) e variáveis preditoras dos estudantes e das instituições. Levando em conta o nível contextual, os estudantes (1º nível) foram agrupados nas suas respectivas universidades (2º nível). O nível de significância estatística para as análises foi de 5%. Participaram do estudo 341 estudantes de graduação, 73,9% eram do sexo feminino. A decisão de tratamento para restaurações defeituosas em dentes decíduos variou de acordo com o sexo, comportamento, risco de cárie da criança, do percurso formativo do estudante e a região da instituição de ensino. 20,2% dos estudantes se mostraram mais invasivos quando o paciente era do sexo masculino. 72,4% e 68,6% foram mais invasivos em crianças com comportamento difícil e alto risco de cárie, respectivamente. Pode-se concluir que tanto características do paciente quanto do estudante e da instituição foram capazes de influenciar a decisão de tratamento para restaurações defeituosas em dentes decíduos.
Abstract: This study aimed to evaluate factors that influence undergraduate students in the treatment decision for defective restorations in primary teeth. Undergraduate dental students from public and private universities received an e-mail, forwarded by professors and colleges, containing the link to the online questionnaire. It contained questions related to students, teaching institution, and five pairs of clinical cases of patients with defective restorations in primary teeth. The pairs of clinical cases contained the same information about the dental element and the patient, except for one characteristic of the child that could influence the treatment decision (gender, skin color, behavior, caries risk, and income). The response options were: 'follow-up', 'recontouring and polishing', 'repair' or 'replace defective filling'. The responses of the approaches for each clinical case pair were compared with each other considering the characteristics of the children using McNemar test. Subsequently, for the multiple analyses, each clinical cases pair, a response variable was created: 'changed treatment' and 'did not change treatment depending on the characteristics of the child. Multilevel logistic regression models were used to estimate the association between the different outcomes of treatment possibilities (do not change and change) and predictor variables of students and institutions. Taking into account the contextual level, students (1st level) were grouped into their respective universities (2nd level). The level of statistical significance for the analyses was 5%. A total of 341 undergraduate students participated in the study, 73.9% were female. The treatment decision for defective restorations in primary teeth varied according to gender, behavior, caries risk of the child, the student's educational background, and the region of the educational institution. 20.2% of the students were more invasive when the patient was male. 72.4% and 68.6% were more invasive in children with difficult behavior and high caries risk, respectively. It can be concluded that both patient, student and institution characteristics were able to influence the treatment decision for defective restorations in primary teeth.
Assunto: Estudantes de odontologia
Dente decíduo
Reparação de restauração dentária
Falha de restauração dentária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48168
Data do documento: 3-Ago-2022
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