Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Arnaldo Leite de Alvarengapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0737216092823558pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Gouthier Macedopt_BR
dc.contributor.referee2Lenira Peral Rangelpt_BR
dc.creatorTatiana de Oliveira Almeidapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5003452805072034pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T12:53:23Z-
dc.date.available2022-12-19T12:53:23Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48178-
dc.description.abstractThis dissertation subject is the experiences from dance creative processes in the context of elementary education. The questions which involved the reflections addressed here started from dance teaching practice developed in the public school Menelick de Carvalho in Juiz de Fora city, Minas Gerais. The Dance formation project has been developed for 20 years in public schools in this city. In this dissertation, it was possible to elucidate the path through this project in 1996 which was always focused on hiring teachers to work specifically with dance. It led me to draw attention to dance knowledge production in the context of public schools which needs to be imbricated to research, reflections, criticality, critical questioning and multiple ways of practicing/considering dance. Thus, I started to search paths to Dance in the context of schools by putting into practice theories which have contributed to develop this area of knowledge. Walter Benjamin (1987) clarified these reflections through his notion of experience from narrative. These reflections boosted the construction of narrative dance which understands the dancing body in schools through Bodymedia Theory (KATZ and GREINER, 2008). Hence, the comprehension that cognition is embodied, in other words, developed into corporeity, reveals that participants' (students) experiences are inseparable from teaching/learning process. The analyzed objects were the creative processes in dance developed into diversified basis Dance curriculum, in which I mediated in 2013, they are called Crian(DAN)ça and MeniOAs. Notes from personal notebooks, video recordings, photographs of activities in class and in other environments, and mainly, a deep description of experiences in developed creative processes. The idea of performing narrative dance in schools was the possibility found to balance knowledge production in Dance, aesthetic experience, cognition development and stimulate inventiveness and multiple ways of experiencing the world.pt_BR
dc.description.resumoA experiência em processos criativos em dança no contexto da Educação Básica é o tema desta dissertação. As questões que envolveram as reflexões aqui expostas tiveram início a partir da prática docente em dança desenvolvida na Escola Municipal Menelick de Carvalho na cidade de Juiz de Fora (MG). Há vinte anos o trabalho com a dança vem sendo desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino deste município. Para essa dissertação, foi possível elucidar o início dessa trajetória, no ano de 1996, que sempre se pautou em um ensino não polivalente ao contratar professor@s para o cargo específico de dança, o que me levou a propor um olhar para a produção de conhecimento em dança no contexto da Educação Básica, que precisa estar associado à pesquisa, à reflexão, à criticidade e aos questionamentos e múltiplos modos de fazer/pensar a dança. Assim, me dediquei a buscar caminhos para a dança no contexto escolar, colocando em prática teorias que têm contribuído para o desenvolvimento desta área de conhecimento. Walter Benjamin (1987) iluminou estas reflexões com sua noção de experiência a partir da narrativa. Tais reflexões impulsionaram a construção da dança narrativa, que compreende o corpo que dança na escola a partir da Teoria Corpomídia (KATZ e GREINER, 2008). Assim, a compreensão de que a cognição é corporificada, ou seja, desenvolvida na unidade corpomente, revela que as experiências d@s participantes (estudantes) são indissociáveis do processo de ensino/aprendizagem. Os objetos analisados foram dois processos criativos em dança desenvolvidos no componente curricular dança da base diversificada do currículo, nos quais fui mediadora, no ano de 2013, intitulados Crian(DAN)ça e MeninOAs. Foram consideradas anotações feitas em cadernos pessoais, registros em vídeo, fotografias de atividades na escola e em outros ambientes e, principalmente, uma descrição densa das experiências em processos criativos desenvolvidos. A proposta de trabalhar a dança narrativa na escola foi a possibilidade encontrada para conciliar produção de conhecimento em dança, experiência estética, desenvolvimento da cognição, instigar a inventividade e múltiplos modos de experienciar o mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança narrativapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectExperiência e narrativapt_BR
dc.subjectCorpomídiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDança na educaçãopt_BR
dc.subject.otherDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDançapt_BR
dc.titleDança narrativa: experiências de processos criativos na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMEIDA, Tatiana de Oliveira.pdf27.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.