Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Carvalho de Figueiredopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9728770669406605pt_BR
dc.contributor.referee1Josiley Francisco de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Marina Marcondes Machadopt_BR
dc.creatorCristiano Antonio Fernandes Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060944084343433pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T13:02:08Z-
dc.date.available2022-12-19T13:02:08Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48181-
dc.description.abstractThis proposal consists of theoretical-practical research on the development of the spectator through aesthetic-artistic provocations that intend to sensitize the spectator's watchful gaze to the spectacle. “If I could be an animal”, built from a workshop taught by me to city hall’s teachers from Juiz de Fora, MG. The investigation is established from the child-spectator's interaction to the spectacle, in three steps: before, during and after the staging - scenic disassembly. We establish dialogues with the author that research the spectator’s development in school. (DESGRANGES, 2003, 2006, 2017; GUÉNOUN, 2004; KOUDELA, 2010; PUPO, 2012, 2015). For mediation with students-spectators, it was used the system of theatrical games, developed by Viola Spolin ,(1979, 2001, 2004 e 2007) as a methodological resource to list the actions from the previous and the later stage of the presentation, from the concept created by her, “physicalization”. In the face of these assumptions, the goal was to make this action an aesthetic and poetic experience in which the spectators find themselves as possible co-creators, e not only viewers of the presentations they may watch in school. The challenge showed itself to be an encouragement to rich connections between the ones who act and the ones who appreciate and produces thoughts - from what was seen -, resulting in a significant experience for both. With this research, we noticed that the spectator, when properly encouraged, can come close to a richer dialogue with the language brought by the spectacle, realizing yourself as an important piece in this process of theatrical mediation. We hope to be able to contribute with a theatrical appreciation that exhibits the procedures of making art, seeking a dialogical reading of the spectacle referred, and, also, resize the relationship between the group of storytellers and the school with new understandings of what could be Theater focused on Education.pt_BR
dc.description.resumoEsta proposta consiste em um trabalho de pesquisa teórico-prático sobre a formação do espectador, por meio de provocações estético-artísticas que busquem a sensibilização do olhar desse espectador para o espetáculo Se bicho eu pudesse ser, construído a partir de uma oficina, ministrada por mim, para professoras da rede municipal de ensino de Juiz de Fora/MG. A investigação se instaura a partir da interação da criança-espectadora com o espetáculo, em três etapas: antes, durante e depois da encenação – desmontagem cênica. Estabelecemos diálogos com os autores que pesquisam a formação do espectador no contexto escolar (DESGRANGES, 2003, 2006, 2017; GUÉNOUN, 2004; KOUDELA, 2010; PUPO, 2012, 2015). Para a mediação com os alunos-espectadores, usamos o sistema de jogos teatrais, de Viola Spolin (1979, 2001, 2004 e 2007), como recurso metodológico para elencar as ações da etapa anterior e posterior da apresentação, a partir do conceito criado por ela de nome fisicalização. Diante desses pressupostos, objetivamos fazer desta ação uma experiência estética e poética em que os espectadores percebam-se como potenciais cocriadores, e não meros observadores das apresentações a que assistam na escola. Tal desafio demonstrou ser motivador de ricas conexões entre quem encena e quem aprecia e produz pensamentos – a partir do que viu –, resultando em uma experiência significativa para ambos. Com esta pesquisa, pudemos perceber que o espectador, devidamente incentivado, pode se aproximar bastante de um diálogo mais rico com a linguagem presente no espetáculo, percebendo-se como elemento importante nesse processo de mediação teatral. Esperamos ainda poder contribuir com uma apreciação teatral que desvela os procedimentos do fazer artístico, em busca de uma leitura mais dialógica do referido espetáculo, e, também, redimensionar a relação do grupo de contadores de histórias e a escola em novos entendimentos do que pode ser o Teatro voltado para a Educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do espectadorpt_BR
dc.subjectPedagogia do teatropt_BR
dc.subjectPedagogia do espectadorpt_BR
dc.subjectDesmontagem cênicapt_BR
dc.subjectFisicalizaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro e sociedadept_BR
dc.subject.otherPlatéias de teatropt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.titleCaravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de conclusão ProfArtes Cristiano Antonio Fernandes Barbosa 2018.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.