Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48183
Type: Dissertação
Title: Conservatório Estadual de Música de Juiz de Fora: história e políticas atuais de capacitação de professores
Authors: Denise Coimbra Alves
First Advisor: Maurílio Andrade Rocha
First Referee: Eugênio Tadeu Pereira
Second Referee: Marco Antonio Farias Scarassatti
Abstract: Esta pesquisa focaliza a trajetória político/educacional e histórica da atuação dos Conservatórios Estaduais de Música (CEM) de Minas Gerais, na formação, demanda de professores de música e em projetos envolvendo esses profissionais no atendimento às escolas públicas de ensino básico. Aborda oportunamente o concurso específico para professores para estes CEM, ocorrido em 2015, constatando a expressiva concentração desta categoria de professores na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Culmina a pesquisa, com a exposição da implantação e funcionamento do Curso de Extensão em Educação Musical (CEEM) para educadores, proposto pela SEE/MG, incumbindo os CEM desta capacitação, em cumprimento da Lei 11.769/2008, de obrigatoriedade da música em toda a Educação Básica. Dividindo a opinião de professores especialistas em Música, quanto à eficácia pedagógica e reserva de mercado, o referido curso implantado em 2012 e ininterrupto até 2015, destinou-se a docentes das diversas áreas do conhecimento, preferencialmente àqueles lotados nas escolas estaduais mineiras. O CEEM teve início em pleno vigor da Lei Complementar n. 100/2007, que efetivou servidores públicos por tempo de serviço, dificultando a dispensa e contratação de professores da rede estadual de ensino, entre novembro de 2007 a dezembro de 2015. Tem como lócus o Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (CEMHFA), de Juiz de Fora, município sede de uma das sete microrregiões da Zona da Mata mineira. Este Estabelecimento insere-se entre as 645 escolas públicas e privadas dos 33 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora (SRE/JF). Referenda esta pesquisa a revisão de literatura, análise de documentos oficiais e institucionais, relato de experiência, além de dados estatísticos. Aponta a realidade quanto à formação de Professor de Música e a demanda desse profissional em Minas Gerais. A capacitação de professores oferecida pelo CEMHFA é analisada sob a ótica de pesquisadores e legislações em vigor da esfera federal e estadual, referentes aos CEM e à Educação Básica, além de dados sobre a demanda e perfil dos professores-cursistas. Espera-se contribuir para a discussão e iniciativas significativas entre os Professores de Música dos CEM e parcerias com os profissionais responsáveis pela formação dessa categoria, de maneira colaborativa junto à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, representada pela Coordenação dos Conservatórios Estaduais de Música.
Abstract: This research displays the political, educational and historical action of the Minas Gerais’ Conservatórios Estaduais de Música (CEM) in fulfilling the demand for music teachers and for projects involving them at public schools of basic education. This study focuses at the specific public contest for teachers of these CEM, which happened in 2015, noticing the relevant concentration of these teachers as employees of the public schools system of the state of Minas Gerais. Another subject of this research is the display of the deployment and operation of the Curso de Extensão em Educação Musical (CEEM) for teachers, an educational policy of the Department of Education of Minas Gerais State making the CEM responsible for this capacitation, as described in the law number 11.769/2008, which makes music education compulsory in an all segments of basic education. This CEM was deployed in 2012 and is still running, and has divided the opinion of music experts due to its pedagogical effectiveness and market reserve. This course is intended for teachers from different knowledge areas, predominantly those working at the state schools of Minas Gerais. The CEEM began with the Complementary Law n. 100/2007, which hired public servants, making it difficult the layoff and hiring of teachers for state schools, from November 2007 to December 2015. The head office this CEEM is the Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (CEMHFA), located at Juiz de Fora, the main city from the Zona da Mata region. The CEMHFA is one of the 645 public and private schools from the 33 towns under the jurisdiction of the Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora. This research is based on literature review, official documents, institutional analysis, case studies and statistical data. This study analyzes the reality regarding the formation and the demand for music teachers in Minas Gerais, mainly in the city of Juiz de Fora. The training of teachers offered by CEMHFA is analyzed from the perspective of researchers and by the current state and federal laws that rules the CEM and general basic education. This study hopes to contribute to the discussion, to inspire significant initiatives between the CEM music teachers, and to creates partnerships with the professionals responsible for the formation of this group, with the help of the Department of Education of Minas Gerais State, represented by the Coordenação dos Conservatórios Estaduais de Música.
Subject: Conservatório Estadual de Juiz de Fora (MG)
Música na educação
Musica - Instrução e estudo
Escolas de música - Minas Gerais
Professores de música - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48183
Issue Date: 29-Aug-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Denise - final.pdf15.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.