Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48184
Type: Dissertação
Title: Ensino-aprendizagem de dança na escola: construindo significados e espaços
Authors: Aline Dutra Fialho
First Advisor: Ana Cristina Carvalho Pereira
First Referee: Mariana de Lima e Muniz
Second Referee: Maurilio Andrade Rocha
Abstract: O texto aqui apresentado é um relato da pesquisa que foi desenvolvida com 88 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, que cursaram o componente curricular Arte, na Escola Estadual João Walmick situada na cidade de Ipatinga, Minas Gerais, no ano de 2015. A pesquisa investigou quais os desafios de desenvolver apresentações de dança nessa escola. As relações e percepções que os participantes da pesquisa estabeleceram com essas apresentações e as experiências vividas por mim enquanto professora-pesquisadora estão aqui relatadas. Os alunos participaram de uma etapa inicial caracterizada por um projeto de intervenção pedagógica, seguida de dois processos de composição coreográfica (um tradicional e outro através de grupos colaborativos) e apresentaram no Sarau Literário o produto desses dois processos. Foi desenvolvido um estudo de caso e os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e pela observação participante. Analisados qualitativamente, os dados revelaram que os alunos perceberam as aulas de dança como um momento para interação, aprendizado, liberdade e criação, vivenciando de maneira intensa e reflexiva a dança como como subcomponente curricular. Autores como como Izabel Marques (2011, 2012, 2014), Márcia Strazzacappa (2001, 2003, 2006, 2013), Vanessa Caldeira Leite (2013), Ana Carolina Mundim (2002), entre outros, contribuíram para a fundamentação teórica.
Abstract: The text presented here is a narration of the research that has been developed with 88 students from the 6th grade of elementary school, who attended the curricular component Art, the State School John Walmick in the city of Ipatinga, Minas Gerais, in 2015. The research investigated what were the challenges of developing dance performances in this school. The relations and perceptions that the survey participants had with these presentations and the experiences lived by me as a teacher-researcher are reported here. The students participated an initial period characterized by an intervention project, followed by two choreographic composition processes (traditional and other collaborative) and they presented the final result of these two process in a Book Fair. A case study was developed and data were collected through semistructured interviews and based on a participant observation. Qualitatively analyzed, the data revealed that students realized the dance classes as a time for interaction, learning, freedom and creation, experiencing intense and reflective way dance as as curriculum subcomponent. Authors such as Izabel Marques (2011, 2012, 2014), Marcia Strazzacappa (2001, 2003, 2006, 2013), Vanessa Leite Caldeira (2013), Ana Carolina Mundim (2002), among others, contributed for the theoretical foundation.
Subject: Dança - Estudo e ensino
Dança - Pesquisa
Dança na educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48184
Issue Date: 23-Aug-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçao Aline Dutra VERSAO FINAL.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.