Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48186
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dc.contributor.advisor1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342330120066308pt_BR
dc.contributor.referee1Maurício da Silva Ginopt_BR
dc.contributor.referee2Geraldo Loyolapt_BR
dc.creatorIsabella Fernanda Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5449485768224293pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T13:59:58Z-
dc.date.available2022-12-19T13:59:58Z-
dc.date.issued2016-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48186-
dc.description.abstractThis work commenced as a research proposal on the use of audiovisual softwares GIMP and Stop Motion Studio to support both arts-based teaching and learning practice held at Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar/ Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte - MG. In this work, I describe and discuss experiments done in art classes to investigate the use of such technologies as teaching tools and as a way of thinking about film and animated film from the Triangular Approach, in order to develop a pedagogical art-based teaching/ learning proposal for the final years of elementary school. This proposal came from both myself and the school students’ interests in digital technologies, especially smartphones and audiovisual editing software. As an artist, I use audiovisual editing software as a tool for the production and dissemination of my work with drawing and performance. The hypothesis of this work is that the use of audiovisual editing software can enhance the film and animated film teaching/learning practice in the final years of elementary school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho parte de uma pesquisa com os softwares de edição audiovisual GIMP e Estúdio Stop Motion no ensino/aprendizagem de Arte realizada na Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar/ Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte - MG. Descrevo e discuto experiências realizadas nas aulas de Arte para investigar o uso de tais tecnologias como ferramentas pedagógicas e como forma de pensar o cinema e o cinema de animação a partir da Abordagem Triangular, com a finalidade de elaborar uma proposta pedagógica de ensino/aprendizagem de Arte para os anos finais do Ensino Fundamental. Tal proposta partiu do meu interesse e do interesse dos alunos da escola onde leciono pelas tecnologias digitais, especialmente pelos smartphones e softwares de edição audiovisual. Enquanto artista, utilizo softwares de edição audiovisual para a produção e divulgação do meu trabalho com desenho e performance. Parto da hipótese que o uso de softwares de edição audiovisual pode potencializar o ensino/aprendizagem de cinema e de cinema de animação nos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem de artept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinema de animaçãopt_BR
dc.subjectSoftwares de edição audiovisualpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.subject.otherSoftware livrept_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleSoftwares de edição audiovisual GIMP e Estúdio Stop Motion no ensino/aprendizagem de cinema e de cinema de animação nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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