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dc.contributor.advisor1Maurílio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0271583492196162pt_BR
dc.contributor.referee1Davi de Oliveira Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Carvalho de Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee3Narciso Laranjeira Telles da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Eugênio Tadeu Pereirapt_BR
dc.creatorReginaldo dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1478210622486388pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T12:25:13Z-
dc.date.available2022-12-20T12:25:13Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48232-
dc.description.abstractThe present research introduces the Program of Formative Actions in Theatre and Integrated Arts (Programa de Ações Formativas em Teatro e Artes Integradas – PAFT), carried out through the use of technological devices. The research departed from the social presence of acting basic education teachers, through the practice of traditional and theatrical games over the internet, in both synchronous and asynchronous classes. Most of the teachers who were the subjects of the research had no background in art. They all teach in the early years of elementary school (1st to 5th grade). A training course in theater and integrated arts was carried out with twelve different groups, by means of distance learning using the Zoom Virtual Conferencing Software. The meetings were recorded, and the material was used for the analysis, considerations, and in the development of the research. The theoretical field deals with social representations, continuing education, construction of knowledge, aesthetic experience, digital technology, reflective practice of the teacher, social presence, and the teaching of traditional and theatrical games. Among the possibilities addressed, it is concluded that the social presence of PAFT participants could be expanded from interactive proposals that sought to provoke the use of body language in the virtual environment. The games adapted to the virtual context and tried out during the research proved to be very satisfactory alternatives in the recreational and theatrical fields, surprisingly promoting teaching and learning relationships between the participants. Therefore, the construction of a vast field of possibilities in the teaching of contemporary theatrical language begins, and this thesis proves that it can be mediated by video conference technology.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida apresenta o Programa de Ações Formativas em Teatro e Artes Integradas (PAFT), realizado por meio de aparelhos tecnológicos. A investigação partiu da presença social de professoras da educação básica em exercício, por meio da prática de jogos tradicionais e teatrais pela internet, em aulas síncronas e assíncronas. A maior parte das professoras que participaram como sujeitos da pesquisa não tinham nenhum tipo de formação em arte. Todas elas ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Foi realizado um curso de formação em teatro e artes integradas com doze turmas distintas, por meio do ensino remoto, utilizando o aplicativo Zoom Meetings. Os encontros foram gravados e o material foi utilizado nas análises, reflexões e elaboração da pesquisa. O campo teórico trata das representações sociais, formação continuada, construção de saberes, experiência estética, tecnologia digital, prática reflexiva do professor, presença social e do ensino de jogos tradicionais e teatrais. Entre as possibilidades abordadas, conclui-se que a presença social dos participantes do PAFT, pôde ser ampliada a partir de propostas interativas que buscavam provocar a utilização da linguagem corporal no meio virtual. Os jogos adaptados ao contexto virtual e experimentados durante a pesquisa apresentaram-se como alternativas muito satisfatórias nos campos lúdico e teatral, promovendo de maneira surpreendente uma relação de ensino e aprendizagem entre as participantes. Inicia-se, portanto, uma construção de um vasto campo de possibilidades no ensino da linguagem teatral contemporânea, mediado por tecnologia de vídeo conferências.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino mediado por tecnologiapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectJogos tradicionaispt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectPresença socialpt_BR
dc.subject.otherTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação permanentept_BR
dc.titleA formação continuada mediada por tecnologia: Programa de Ações Formativas em Teatro e Artes Integradaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7954-8137pt_BR
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