Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48234
Type: Dissertação
Title: Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
Other Titles: Museum imagination and quilombo’s curatorship at Museu de Arte Negra
Authors: Rodrigo Rafael Gonzaga
First Advisor: Maria Elisa Martins Campos do Amaral
First Referee: Leda Maria Martins
Second Referee: Carolina Ruoso
Third Referee: Luciara dos Santos Ribeiro
Abstract: Esta dissertação versa sobre o processo de construção do Museu de Arte Negra, o MAN como ferramenta política e ideológica para afirmação de uma estética e identidade afro-brasileira, entre as décadas de 1950 e 1980, justamente em um período em que se formulava o campo da curadoria e dos museus de arte no país. A investigação traz luz para um debate contemporâneo e fundamental para a atualização dos estudos acadêmicos e para situar adequadamente a importância da produção cultural, intelectual e artística de pessoas negras, na disputa dos espaços e relações de poder, nos estudos sobre teoria, história e crítica de arte e sua recepção nos museus no contexto brasileiro. A pesquisa traz a imaginação museal e a prática curatorial de Abdias Nascimento como estratégias de enfrentamento aos apagamentos das experiências negras na arte brasileira. Lança foco para a sua atuação como museólogo e curador do MAN, em um momento de grande autonomização da arte moderna e de seu agente legitimador no sistema de arte brasileiro. O MAN é compreendido aqui como instituição que produziu um discurso sócio-histórico de memória, poder e resistência, sendo centro produtor de ressignificações e contranarrativas na história da arte.
Abstract: This master’s thesis is on how Black Art Museum (literal and free translation for “Museu de Arte Negra”), the MAN, has become an idelogic and politic tool for reassuring afrobrazilian identity and aesthetics from the decade 1950 to 1960, just when curatorship as well as art museums blossomed out. The study highlights a contemporary key dicussion for academic studies in order to place properly Black people’s cultural, intelectual and artistic work struggling for space as well as power relations in theoretical, historic and critic studies of art and its reception in museums in Brazilian context. The research shows Abdias Nascimento’s curatorial practice and musem imagination as strategies against black experiences erasures of Brazilian art. It spots his work as a museologist and curator of MAN while modern art is getting autonomous also as a legimator of Brazilian art system. MAN is here seen as the institution which made a socio-historic speech of memory, power and resistance, also as remeaning and denying in art history.
Subject: Museu de Arte Negra
Museus de arte - Administração
Negros na arte
Arte brasileira - História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48234
Issue Date: 29-Sep-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.