Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Elisa Martins Campos do Amaralpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4418367597658124pt_BR
dc.contributor.referee1Leda Maria Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Carolina Ruosopt_BR
dc.contributor.referee3Luciara dos Santos Ribeiropt_BR
dc.creatorRodrigo Rafael Gonzagapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6224079954961279pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T12:42:48Z-
dc.date.available2022-12-20T12:42:48Z-
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48234-
dc.description.abstractThis master’s thesis is on how Black Art Museum (literal and free translation for “Museu de Arte Negra”), the MAN, has become an idelogic and politic tool for reassuring afrobrazilian identity and aesthetics from the decade 1950 to 1960, just when curatorship as well as art museums blossomed out. The study highlights a contemporary key dicussion for academic studies in order to place properly Black people’s cultural, intelectual and artistic work struggling for space as well as power relations in theoretical, historic and critic studies of art and its reception in museums in Brazilian context. The research shows Abdias Nascimento’s curatorial practice and musem imagination as strategies against black experiences erasures of Brazilian art. It spots his work as a museologist and curator of MAN while modern art is getting autonomous also as a legimator of Brazilian art system. MAN is here seen as the institution which made a socio-historic speech of memory, power and resistance, also as remeaning and denying in art history.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre o processo de construção do Museu de Arte Negra, o MAN como ferramenta política e ideológica para afirmação de uma estética e identidade afro-brasileira, entre as décadas de 1950 e 1980, justamente em um período em que se formulava o campo da curadoria e dos museus de arte no país. A investigação traz luz para um debate contemporâneo e fundamental para a atualização dos estudos acadêmicos e para situar adequadamente a importância da produção cultural, intelectual e artística de pessoas negras, na disputa dos espaços e relações de poder, nos estudos sobre teoria, história e crítica de arte e sua recepção nos museus no contexto brasileiro. A pesquisa traz a imaginação museal e a prática curatorial de Abdias Nascimento como estratégias de enfrentamento aos apagamentos das experiências negras na arte brasileira. Lança foco para a sua atuação como museólogo e curador do MAN, em um momento de grande autonomização da arte moderna e de seu agente legitimador no sistema de arte brasileiro. O MAN é compreendido aqui como instituição que produziu um discurso sócio-histórico de memória, poder e resistência, sendo centro produtor de ressignificações e contranarrativas na história da arte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseus de artept_BR
dc.subjectArte afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectEstética negrapt_BR
dc.subjectAbdias Nascimentopt_BR
dc.subjectHistória da arte afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherMuseu de Arte Negrapt_BR
dc.subject.otherMuseus de arte - Administraçãopt_BR
dc.subject.otherNegros na artept_BR
dc.subject.otherArte brasileira - Históriapt_BR
dc.titleImaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negrapt_BR
dc.title.alternativeMuseum imagination and quilombo’s curatorship at Museu de Arte Negrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9512-8538pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.