Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48235
Tipo: Tese
Título: Gestualidades de jovens em praças periféricas: um álbum criativo de dramaturgias nas artes da cena
Autor(es): Violeta Vaz Penna
primer Tutor: Marina Marcondes Machado
primer miembro del tribunal : Liria de Araújo Morais
Segundo miembro del tribunal: Adélia Aparecida da Silva Carvalho
Tercer miembro del tribunal: Arnaldo Leite Alvarenga
Cuarto miembro del tribunal: Álida Angélica Alves Leal
Resumen: Esta pesquisa apresenta o processo da minha trajetória como pesquisadora-artista, rumo à criação de dramaturgias no corpo, a partir de um inventário de gestualidades de juventudes periféricas. Afinada com um modo de pesquisa em artes, processual (work-in-process) e autobiográfico, e por meio da visão fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty, compreendi que a existência acontece no corpo. Para me aproximar do fenômeno estudado, escolhi como foco de estudo as corporalidades cotidianas, buscando compreender modos de ser jovem em três praças da cidade de Belo Horizonte. Fiz um inventário de suas gestualidades, reconhecendo que no gesto é possível perceber certos modos de ser e estar no mundo. Nesse processo, busquei características próprias de jovens para a posterior criação de uma dramaturgia contemporânea, entrelaçando existência, gestualidade e cotidianidade. O resultado foi a invenção de um álbum de gestualidades como mote para o uso, por parte de jovens interessados, de mapas e exercícios criativos, a partir das perspectivas de transcriação (Haroldo de Campos, 2007) e de roteiros de improviso (Marina Machado, 2018). A tese contribui para o desenvolvimento da noção de dramaturgias no corpo, pensa e discute os modos de criar, retratar e aproximar a cena contemporânea com, e para, juventudes periféricas, ofertando ao leitor abertura para o fluir de sua própria poética, com base no uso futuro do álbum.
Abstract: This research presents my trajectory process as a researcher-artist, towards the creation of body dramaturgies, from an inventory of gestures from youth from the outskirts. Tuned by a mode of research in processual arts (work-in-process) and autobiographical, and by means of the phenomenological vision of Maurice Merleau-Ponty, I comprehended that existence happens in the body. To bring the studied phenomenon closer to me, I chose as the focus of the study the daily life corporality, as a means to comprehend the modes of the youth at three city squares in Belo Horizonte. I created an inventory of the gesture, recognizing that in the gestures it is possible to recognize certain modes of being in the world of those who are observed. In this process, I searched for youth characteristics for later creation of a contemporaneous dramaturgy, interlacing existence, gestures and daily life. The result was the creation of a gestures album as an idea for the use, by interested young people, of maps and creative activities, from a perspective of transcription (Harold de Campos, 2007) and improvisational routes (Marina Machado, 2018). The thesis contributes to the development of a notion of body dramaturgy, analyzes and discusses the modes of creation, portraits and approach the contemporaneous scene with, and for, the youth from the outskirts, offering to the reader a start to the flow of their own poetic, based on the use of the future of the album.
Asunto: Teatro - Pesquisa
Teatro na educação
Linguagem corporal
Improvisação (Representação teatral)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48235
Fecha del documento: 24-jun-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
GESTUALIDADES DE JOVENS EM PRAÇAS PERIFERICAS.pdfVERSAO FINAL12.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.