Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48316
Type: Artigo de Evento
Title: Macarrão instantâneo acrescido da farinha da casca do maracujá (Plassiflora edulis) obtido pelo processo de fritura convencional e alternativo
Authors: Thays Carolyne Ramos Nascimento
Thalita Cordeiro Santos
Kessia Lenis Vieira Costa
Lara Maria do Santos Ferraz e Silva
Elaine Erika Eliseu da Silva
Juliana Imaculada Lopes Fialho Batista
Mônica Ribeiro Pirozi
Claudia Regina Vieira
Abstract: O mercado mundial de macarrão instantâneo vem crescendo a taxas relativamente altas, maior do que o índice apresentado por sua própria categoria (massas alimentícias). O macarrão instantâneo, por ser um produto frito, contém uma alta porcentagem de óleo. Atualmente existe uma grande preocupação relacionada à saúde e ao consumo de alimentos com alto teor de gordura. Por isso, existe a necessidade de desenvolver produtos com melhor valor nutricional e a importância na utilização de novas tecnologias. A fritura com ar aquecido é uma forma alternativa de cozimento, a qual aumenta a qualidade dos alimentos desidratados. O objetivo desde trabalho foi estudar o efeito da adição da farinha da casca do maracujá, além de estudar uma relação entre o processo de fritura convencional e o processo de fritura com ar aquecido na redução de lipídeos no produto final. Analisando os resultados obtidos foi possível observar que o tratamento a com ar aquecido reduziu o valor de lipídeos no produto. Com esse estudo foi possível escolher um método para obter macarrões instantâneos de boa qualidade, com um teor de gordura moderadamente mais baixo.
Subject: Alimentos -- Teor de gordura
Massas alimentícias
Culinária (Massas)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48316
Issue Date: 16-Aug-2017
metadata.dc.url.externa: https://en.simeali.com/_files/ugd/c971a0_c43e8e4635454ea6a323e6e77c19e82a.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio de Engenharia de Alimentos da UFMG - "Sustentabilidade: uma nova perspectiva na produção de alimentos"
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.