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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo para compreender as adaptações de um produto psicopedagógico em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia COVID-19
Autor(es): Haddon Galvão Guimarães Pereira
primer Tutor: Eduardo Romeiro Filho
primer miembro del tribunal : Noel Torres Júnior
Segundo miembro del tribunal: Jonathan Simões Freitas
Resumen: Diante do novo cenário ocasionado pela pandemia da COVID-19, muitas mudanças e adaptações foram necessárias, tanto para atenuar a disseminação quanto para frear o aumento dos indicadores de ocupação de leitos e o número de vítimas. O “novo normal” estabeleceu novas formas de interações sociais, assim como obrigou-nos a ter posturas sanitárias mais rigorosas em decorrência do alastramento da doença. Em consequência aos novos padrões adotados, muitas atividades foram ajustadas ao novo contexto, antecipando algumas tendências como o aumento do home office (trabalho remoto) e o crescimento das aulas remotas, levando estruturas privadas e públicas a se adaptarem às novas circunstâncias. Percebe-se que dentro dos diferentes padrões e condições sociais, os cidadãos que residem em comunidades em situação de vulnerabilidade social (aglomerações subnormais) apresentaram perdas mais significativas durante a pandemia e o acesso à educação apresentou como sendo um dos problemas mais sérios. Tendo em vista a busca pela redução desta adversidade, esta dissertação analisou como adequar um produto psicopedagógico desenvolvido para utilização por crianças entre 6 a 11 anos em situação de vulnerabilidade no Morro do Papagaio, situado em Belo Horizonte. Este produto tem como com objetivo ajudar a diminuir o gap de aprendizagem potencializado pelo isolamento. A revisão de literatura abordou conceitos de Inovação Frugal destinada à Base da Pirâmide (BoP), Inovação Social, Empreendedorismo Social, Tecnologias Sociais e Design Social que convergem com a proposição da solução, por atender uma demanda social. O método utilizado foi o Design Science Reseach, utilizando entrevistas de cunho quali-quantitativo, descritivo e exploratório, através de um questionário semiestruturado, utilizando de análise qualitativa para subsidiar a discussão. O estudo sugere adaptações e apresenta um novo modelo a ser aplicado à comunidade, considerando o contexto socioeconômico e cultural, utilizando do conceito de negócios destinados a BoP, ultrapassando o recorte da pandemia.
Abstract: Facing the new scenario caused by the COVID-19 pandemic, many changes and adaptations were necessary, both to mitigate the spread and to stop the increase in indicators of hospital bed occupancy and the number of victims. The "new normal" set new ways of interacting socially, as well as forced us to have strict health care due to the spread of the disease. As a result of the new standards, many activities were adjusted to the new social context, anticipating some trends such as the increase of remote working and the growth of remote lessons, leading private and public institutions to adapt to the new circumstances. It is perceived that among different social standards and social conditions, citizens living in communities in situations of socially vulnerable (subnormal agglomerations) experienced substantial losses during the pandemic and the access to education presented as one of the most serious problems. Aiming to reduce this adversity, this Master's thesis analyzed how to adapt a psychopedagogical product developed to be used by children among 6 and 11 years in social vulnerability in Morro do Papagaio, in Belo Horizonte. This product aims to help to reduce the learning gap intensified by social isolation. The literature review addressed concepts of Frugal Innovation destined to the Base of the Pyramid (Bop), Social Innovation, Social Entrepreneurship, Social Technologies and Social Design that join with the proposition of the solution, for meeting a social demand. The research method used was qualitative-quantitative, descriptive and exploratory study, through the application of a semi-structured questionnaire, using qualitative analysis to support the discussion. The study suggests adaptations and presents a new model to be applied to the community, considering the socioeconomic and cultural context, using the concept of business destined to Bop, exceeding the pandemic timing period.
Asunto: Inovação
Pandemia
COVID-19
Transtornos de Aprendizagem
Vulnerabilidade Social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48349
Fecha del documento: 25-oct-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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