Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Érica Dumont Penapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781557699604212pt_BR
dc.contributor.referee1Natalia Fraga Carvalhais Oliveirapt_BR
dc.creatorVânia Lúcia da Silveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9658424788431001pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T15:46:34Z-
dc.date.available2022-12-22T15:46:34Z-
dc.date.issued2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48367-
dc.description.abstractThe main questions this research emerged at the time of my return to schools. My route professional has always been marked by constant challenges, but what sets the questions that are proposed this study refer to my last positions held in the Municipal Network of Belo Horizonte Education: pedagogical coordination, direction and class regency. This study is relevant because it is findings and reflections that emerge from my practice. It is from the school ground, which appeared the main concerns of this study: the challenges of teaching activity, routine work with babies 0-1 year, with regard to the completeness of the child's education and especially the work of teachers. What I observed is that the integration of the teachers team work in classes 0-1 year appears as a challenge by the pedagogical fragmentation and organization of times and spaces of the institution. Research onthe work of teachers in the nursery and as in the organization and integration of teaching practice in class 0-1 year occurred from the observation and analysis of field research and survey of the present challenges in the planning and development process the collective work of the team of teachers. To achieve the proposed objectives realized a qualitative research, I generally brief mention about school full-time and established dialog with some concepts about the completeness of the child's education from the perspective of care / education, the routines of babies and teaching . This theoretical framework is described in the first topic. Soon after, describe the context of early childhood education in Belo Horizonte and the study of this field of research. Finally, the third topic I present the observations and conclusions of field observation, interviews were conducted with school teachers. What I could see is that there is a difficulty in the integration of teaching, imposed by the structuring of time and school spaces and the need to seek alternatives to overcome this challenge.pt_BR
dc.description.resumoAs principais indagações desta pesquisa surgiram no momento do meu retorno às escolas. Meu percurso profissional sempre foi marcado por constantes desafios, mas o que diferencia as questões a que se propõem este estudo referem-se às minhas últimas funções exercidas na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: coordenação pedagógica, direção e regência de classe. Este trabalho é relevante por se tratar de constatações e reflexões que emergem da minha prática. É a partir do chão da escola, que apareceram as principais inquietações deste estudo: os desafios da atividade docente, a rotina de trabalho com os bebês de 0 a 1 ano, no que diz respeito à integralidade da formação da criança e principalmente do trabalho dos docentes. O que observei é que a integração do trabalho da equipe de professoras, nas turmas de 0 a 1 ano, configura-se como um grande desafio, mediante a fragmentação pedagógica e da organização dos tempos e dos espaços da instituição. A investigação sobre o trabalho dos docentes no berçário e como acontece a organização e integração da prática pedagógica na turma de 0 a 1 ano, se deu a partir da observação e análise da pesquisa de campo e do levantamento dos desafios presentes no processo de planejamento e desenvolvimento do trabalho coletivo da equipe de docentes. Para alcançar os objetivos propostos realizei uma pesquisa qualitativa, faço de forma geral uma breve referência sobre a escola de tempo integral e estabeleci dialogo com alguns conceitos sobre a integralidade da formação da criança na perspectiva do cuidar/educar, as rotinas dos bebês e trabalho docente. Esta fundamentação teórica é descrita no primeiro tópico. Logo a seguir, descrevo o contexto da educação infantil em Belo Horizonte e o campo de estudo desta pesquisa. Finalmente, no terceiro tópico apresento as observações e conclusões da observação de campo, da entrevista realizada com os docentes da escola. O que pude constatar é que há uma dificuldade na integração do trabalho docente, imposta pela estruturação dos tempos e espaços da escola e a necessidade de buscar alternativas para superação deste desafio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.titleO trabalho do docente no berçário: desafios para a organização e integralidade da prática pedagógica na perspectiva dos professoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TRABALHO DO DOCENTE NO BERCARIO- VANIA.pdf989.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons