Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Felipe Junio de Souza Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0607414831366957 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eliana Guimarães Almeida | pt_BR |
dc.creator | Florismenia Maria do Carmo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2245692596659264 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-23T11:19:39Z | - |
dc.date.available | 2022-12-23T11:19:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48405 | - |
dc.description.resumo | O tema deste trabalho vem da necessidade de encontrar alternativas para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como aliado o uso das tecnologias digitais. A pesquisa aconteceu na Escola Municipal “Feliciano Alves Diniz” localizada no município de Esmeraldas-MG, concomitante às aulas ministradas pela autora que elaborou e executou sequências didáticas com objetos de aprendizagem inseridos para estreitar a relação do docente com a geração dos nativos digitais. Cinco sequências didáticas (SDs) foram analisadas sob o enfoque de promover uma aprendizagem significativa, com aulas que despertam a curiosidade, geram desafios, buscam desenhar novas formas de solucionar problemas e formar indivíduos capazes de viver na sociedade de maneira ética, transformadora e criadora. O resultado da pesquisa apontou que o uso das tecnologias é positivo nas aulas para os anos iniciais do ensino fundamental, desde que estejam inseridas em sequências didáticas que promovam o desenvolvimento pleno das crianças, respeitem os sentidos e o grupo social a que pertencem, bem como a faixa etária correspondente. Durante a realização do trabalho os estudantes demonstraram maior interesse em discutir e propor ações referentes aos conteúdos explorados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais no ensino fundamental a partir de sequências didáticas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC FLORISMENIA MARIA DO CARMO.pdf | 762.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.