Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Felipe Junio de Souza Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0607414831366957pt_BR
dc.contributor.referee1Eliana Guimarães Almeidapt_BR
dc.creatorFlorismenia Maria do Carmopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2245692596659264pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-23T11:19:39Z-
dc.date.available2022-12-23T11:19:39Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48405-
dc.description.resumoO tema deste trabalho vem da necessidade de encontrar alternativas para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como aliado o uso das tecnologias digitais. A pesquisa aconteceu na Escola Municipal “Feliciano Alves Diniz” localizada no município de Esmeraldas-MG, concomitante às aulas ministradas pela autora que elaborou e executou sequências didáticas com objetos de aprendizagem inseridos para estreitar a relação do docente com a geração dos nativos digitais. Cinco sequências didáticas (SDs) foram analisadas sob o enfoque de promover uma aprendizagem significativa, com aulas que despertam a curiosidade, geram desafios, buscam desenhar novas formas de solucionar problemas e formar indivíduos capazes de viver na sociedade de maneira ética, transformadora e criadora. O resultado da pesquisa apontou que o uso das tecnologias é positivo nas aulas para os anos iniciais do ensino fundamental, desde que estejam inseridas em sequências didáticas que promovam o desenvolvimento pleno das crianças, respeitem os sentidos e o grupo social a que pertencem, bem como a faixa etária correspondente. Durante a realização do trabalho os estudantes demonstraram maior interesse em discutir e propor ações referentes aos conteúdos explorados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais no ensino fundamental a partir de sequências didáticaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FLORISMENIA MARIA DO CARMO.pdf762.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.