Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48411
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Authors: Graziela Silva Araújo
First Advisor: Andréia de Assis Ferreira
First Referee: Eliane Silvestre Oliveira
Abstract: A utilização da tecnologia nas escolas tem sido cada dia mais necessária. E como apoio a inclusão, este trabalho tem como objetivo disponibilizar sequências didáticas com propostas simples de aplicação de algumas tecnologias digitais. São apresentadas de forma detalhada cinco sequências didáticas. A primeira intitulada “Um mundo melhor nos quadrinhos”, realizada em duas aulas, aborda o tema comportamento e interação em redes sociais, e para realizar a atividade da sequência didática em questão, a ferramenta tecnológica “Pixton” é indicada. A segunda, nomeada como “Estudos das frações”, também é dividida em duas aulas. Uma para a exposição do conteúdo e desenvolvimento de uma lista para fixação, e outra para trabalhar as frações de forma iterativa utilizando o software “Enigma com Frações”. Terceira sequência, de nome “Criando histórias com a ferramenta Powtoon”, também realizada com duas aulas de 50 minutos cada, no primeiro momento é trabalhado a leitura e compreensão de um texto, e no segundo é proposto uma atividade em que os alunos fazem uso da tecnologia Powtoon, criando uma animação referente ao texto estudado. Na quarta sequência didática disponibilizada neste trabalho, chamada “Método de ordenação: Bubble Sort” tem como proposta o estudo de métodos de ordenação, focando o aprendizado no método Bubble Sort. É dividida em duas aulas, na primeira deve ser realizada uma explicação referente ao conteúdo, e na segunda o trabalho segue utilizando o software “Filmora9” para completar a atividade que é o desenvolvimento de uma animação, a qual deve demonstrar o funcionamento do algoritmo em questão. E por fim, a quinta e última sequência didática, chamada “O clube do livro”, realizada em três aulas de 50 minutos, que se resume em criar grupos e discutir em uma mídia social o conteúdo do livro escolhido pelos alunos, tendo como finalização a observação do professor. Por fim, o trabalho cumpre seu objetivo e torna disponível cinco sequências didáticas, tais sequências podem ser facilmente aplicadas pelos profissionais da educação.
Subject: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Tecnologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48411
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia-Graziela-Silva-Araujo.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons