Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48421
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Jogos e brincadeiras na inclusão de crianças com síndrome de down na educação infantil
Autor(es): Roseni Gomes dos Santos Paula
Primeiro Orientador: Merie Bitar Moukachar
Primeiro membro da banca : Eleusa Fiuza Silva
Resumo: Esta monografia tem como tema o estudo sobre a contribuição dos jogos e brincadeiras na inclusão de crianças com necessidades especiais na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo geral verificar a contribuição da interação produzida em jogos e brincadeiras para a inclusão da criança com Síndrome de Down na Educação Infantil, observando o processo de inclusão como garantia de acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Justifica-se o presente estudo por se tratar de um assunto que assume a cada ano uma grande importância no processo de renovação e de busca por igualdade, inclusive nas escolas regulares, busca esta que, só será alcançada quando todas as pessoas, indiscriminadamente, tiverem acesso à informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua cidadania plena. Para alcançar o objetivo foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa, bibliográfica e pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados foram observação em sala de aula e o desenvolvimento de atividades lúdicas como parte do plano de ação, tais como “Bingo de Letras”, “Jogo do ponto de ônibus” e “Caracol dos números”. Essas atividades foram filmadas para possibilitar sua análise. A pesquisa foi realizada em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte e foram sujeitos da pesquisa uma professora, uma criança de três anos com Síndrome de Down e seus colegas, de uma turma de três a quatro anos de idade. Os resultados deste trabalho permitem concluir que as brincadeiras, mais que os jogos, contribuem para a interação das crianças com SD, pois no momento da realização de tais atividades, pudemos perceber uma grande diferença entre elas, sendo que as brincadeiras garantiam mais sucesso na interação da criança com SD por serem elas mais prazerosas e chamativas para esta criança.
Abstract: This monograph has as its theme the study on the contribution of sports and games in the inclusion of children with special needs in kindergarten. This is a literature research, which has the overall objective to verify the contribution of the interaction produced in games and activities for the inclusion of children with Down Syndrome in kindergarten, watching the process of inclusion as guaranteed access and people stay with special educational needs in mainstream education. This study is justified due the fact that this subject assumes every year a greater importance in the process of renewal and the search for equality, including in regular schools, and this target will be achieved only when all people indiscriminately, have access to information, knowledge and resources necessary for the formation of their full citizenship. In order to accomplish this aim was used as a qualitative research methodology, literature and fieldwork research. The instruments used were observation in the classroom and the development of recreational activities as part of the action plan, such as "Letters of Bingo", "Bus Stop Game" and "Snail of numbers." These activities were filmed to allow their analysis. The survey was conducted in a City Unit of Child Education from Belo Horizonte city and the research subjects were a teacher, a three year old with Down Syndrome and his colleagues (a group of three to four years old). These results supported the conclusion that the games rather than games, contribute to the interaction of children with Down Syndrome because at the time of carrying out such activities, we could see a big difference between them, and the jokes guaranteed more success in interaction child with Down Syndrome because they are more pleasant and attractive for these child.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48421
Data do documento: 28-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

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