Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48426
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marina Marcondes Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1719355914625152 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aroldo dias Lacerda | pt_BR |
dc.creator | Márcia Valéria Mendes dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-23T15:15:48Z | - |
dc.date.available | 2022-12-23T15:15:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48426 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Assignment conducted an experiment in visual arts with children from childhood education, from the full time classes (nursery, one and two years old). The research came from the difficulty and lack of knowledge of how to work the visual arts inside full time classes of an UMEI, and aimed to investigate, analyze and create new possibilities to work with visual arts. This course completion assignment is an experience report with bibliographic research. The results shows that the visual arts, early adopted by children in the school context, brings a ludic manner of learning and team working, making educator’s sensibility necessary to raise awareness of the possibilities that the visual arts offers to small children’s knowledge. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso laborou experiências em artes visuais com as crianças na Educação Infantil, das turmas do integral (berçário, um e dois anos). A pesquisa surgiu da dificuldade e desconhecimento de como trabalhar as artes visuais nas turmas do integral de uma UMEI, e teve como objetivo investigar, analisar e criar novas possibilidades de trabalho com este importante tema. O trabalho apresentado é um relato de experiências com pesquisa bibliográfica e os resultados mostram que as artes visuais, presentes desde cedo no contexto escolar das crianças, trazem, de maneira lúdica, o tirocínio e o trabalho em equipe, fazendo se necessária a sensibilização dos educadores para despertar a conscientização das possibilidades que oferecem para o saber das crianças menores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e artes visuais: possibilidades criativas para as crianças de horário integral | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MÁRCIA VALÉRIA.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License