Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48452
Type: Dissertação
Title: Sequência didática sobre redução da produção de lixo domiciliar e bioindicação por anurofauna: fomentando o aluno como protagonista da educação ambiental.
Authors: Rogério Escolástico do Nascimento
First Advisor: Cleber Cunha Figueredo
First Referee: Alfredo Hannemann Wieloch
Second Referee: Renan de Souza Rezende
Abstract: A constante expansão da população humana traz consigo um grande problema: a geração cada vez maior de lixo. Uma das formas para destinação do lixo são os aterros sanitários, que devem receber um monitoramento periódico para prevenir e mitigar possíveis impactos nos vários tipos de habitat. Deste modo, o presente trabalho teve sua sequência didática (SD) elaborada visando a problemática da produção de lixo e suas consequências. Para isso, foi utilizando o ensino por investigação no intuito de estimular o protagonismo do aluno do ensino médio, conciliando atividades de campo e suas análises, com conteúdo teórico. Devido às condições provocadas pela Covid-19, esta SD foi adaptada para o ensino híbrido, atendendo às orientações sanitárias emergenciais. Para que houvesse uma compreensão dinamizada na participação, o projeto foi dividido em duas linhas de pesquisa. Uma linha de pesquisa estava voltada para a gestão do lixo, a conscientização ambiental, práticas mitigadoras da produção de resíduos e a testagem de sua eficiência. A outra linha de pesquisa foi norteada pela utilização dos anuros como bioindicadores de qualidade da água, fazendo uso do estudo da sua morfologia, vocalização e nicho ecológico. Foi aplicado um estudo de caso, no qual os alunos processaram seus dados e confrontaram com suas hipóteses em relação à ocupação espacial dos anuros nos habitats avaliados. A efetividade da SD foi avaliada pelas respostas dos questionários, na observação da participação interpessoal e nos grupos de trabalho, nos momentos síncronos e assíncronos, no crescimento pessoal e na produção dos produtos. O comprometimento e o sentimento de pertencimento dos alunos que participaram desta atividade ficaram evidentes em vários momentos, principalmente nas propostas de novas etapas e na resolução das situações problemas. Como produtos, destacamos a elaboração de infográficos, o reaproveitamento dos materiais que seriam descartados, a produção de vídeos com a identificação dos anuros e sua vocalização, além de seminários sobre a interpretação ambiental de cada caso trabalhado. Desta forma, foram atingidas as recomendações da pesquisa-ação, indo de encontro com os resultados dos alunos, quando transformam o meio em que frequentam, além de envolver a aceitação e participação dos familiares dos discentes.
Abstract: The continuous growth of human population results in many environmental problems, which include the increasing rates of waste production. Landfills are one the most common form of dispose waste and they must be monitored to prevent and minimize potential environmental. Here, we elaborate a didactic sequence (DS) focusing on the waste generation and its consequences. It was planned to help teaching by investigation methods and was adopted to stimulate the protagonism of high school students by conciliating field sampling, data analyses, and teaching traditional theory. Due to the Covid-19 context, the DS was adapted to the blended learning, according to the pandemic emergency guidelines. To increase the engagement of the students, the project was divided in two lines of research: the first one was focused in the waste management, the environmental awareness, actions to diminish the waste generation, and tests to evaluate the efficacy of these methods. The second line was conducted using anurans as bioindicators of water quality, in addition to studies concerning their morphology, vocalization and ecological niche. By means of a case study, the students processed information and confronted their hypotheses about anurans occurrence in the monitored habitats. The DS effectiveness was evaluated by forms assessment and by observation of the participants and workgroups during synchronous and asynchronous moments, personal development, and research products. The student’s commitment and sense of belonging became evident at several times, notably during new phases proposed and during activities to solve problems. Among the products from these DS, infographics were designed and elaborated by the students, it was proposed materials reuse, and students produced videos about anurans identification and vocalization, in addition to seminars about environmental interpretation. In this way, the recommendations indicated by the action research were reached, with the students starting to see themselves as beings that transform the environment in which they live, in addition to involving the acceptance and participation of their families.
Subject: Ensino - Biologia
Educação ambiental
Resíduos sólidos
Anuros
Pesquisa científica
Metodologia
Plano de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48452
Issue Date: 21-Jul-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM_-_ROGERIO_ESCOLASTICO_NASCIMENTO.pdf8.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.