Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48489
Tipo: Dissertação
Título: Alterações na ingestão energética e composição nutricional em pacientes submetidos à Bypass em Y-DE-ROUX: influência da variante rs17782313 próxima ao MC4R.
Autor(es): Natália Lúcia Rodrigues Silva
Primeiro Orientador: Jacqueline Isaura Alvarez Leite
Primeiro membro da banca : Luciana Bastos Rodrigues
Segundo membro da banca: Cristina Maria Mendes Resende
Resumo: A obesidade é uma doença crônica, e é definida pela OMS como acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode trazer prejuízos a saúde. Sendo uma condição de casuística complexa, há um esforço para compreender quais são os fatores envolvidos em seu desenvolvimento. Os fatores genéticos estão elencados dentre estas causas e por isso, na atualidade, intensificaram os esforços de pesquisas nesta área. Com os estudos de associação em todo o genoma humano (GWAS) foi possível identificar alterações em uma única base nitrogenada, os polimorfismos de nucleotídeo único (SNP), com fortes associações a obesidade, dentre ele encontra-se o polimorfismo rs17783213 próximo ao MC4R. Este SNP tem alta frequência em pessoas com obesidade grau III. Para indivíduos com obesidade extrema a cirurgia bariátrica (CB) pode ser recomendada em casos em que houve falha em tratamentos anteriores, mas mesmo diante das grandes alterações promovidas pela CB, nem todos os paciente apresentam os mesmos resultados. A literatura demonstra que o SNP rs17783213 próximo ao MC4R pode alterar os resultados na perda de peso após a CB. Estudos têm demonstrado mudanças na ingestão alimentar associadas a alguns SNPs, mas ainda não está claro se estas mudanças podem ser ocasionadas pelo MC4R. Por isso, hipotetizamos que o SNP rs17783213 próximo ao MC4R alteraria a ingestão calórica, de carboidratos, lipídeos, proteínas e fibras e isto acarretaria em mudanças no padrão de perda de peso após a CB. Foi realizada uma coorte retrospectiva em 121 pacientes com obesidade extrema que se submeteram a CB do tempo 0 aos 24 meses. Os genótipos MC4R rs17782313 foram determinados utilizando-se a metodologia TaqManTM. A ingestão alimentar foi avaliada através de recordatórios de 24 horas. Além disso, dados de peso, percentual de perda de peso, composição corporal, prática de atividade física, uso medicamentoso e intercorrências pós-cirúrgicas foram coletados nos prontuários. A frequência genotípica do polimorfirmo MC4R rs17782313 esteve presente em 48,3% dos indivíduos. Não foram encontradas diferenças significativas entre a ingestão de calorias, carboidratos, lipídeos, proteínas, fibras, IMC, %PEP, composição corporal no período estudado entre os grupos com e sem polimorfismo (p>0,05). Diante dos resultados conclui-se que o SNP rs17782313 próximo ao MC4R apresenta pouca influência na ingestão de calorias, macronutrientes e fibras alterando a evolução de peso em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica by-pass em Y de Roux.
Assunto: Obesidade
Cirurgia Bariátrica
Receptor do Tipo 4 Melanocortina
Derivação Gástrica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48489
Data do documento: 17-Out-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natália Lúcia Rodrigues Silva - Dissertação de Mestrado.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.