Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48501
Type: Dissertação
Title: Transformar para conhecer o processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem: abordagem a partir da Socioclínica Institucional
Other Titles: Transform to know the performance evaluation process of the nursing team: approach from the Institutional Socioclinic
Authors: Camila Amurim de Souza Assis
First Advisor: Carla Aparecida Spagnol
Abstract: No contexto hospitalar, são observadas algumas lacunas e falhas na avaliação de desempenho das equipes, dentre elas, o pouco domínio sobre o processo de avaliação e a ausência de feedbacks para o trabalhador. Esta pesquisa é sobre avaliação de desempenho e teve por objetivo geral proporcionar à equipe de enfermagem um espaço de discussão e análise coletiva do processo de avaliação de desempenho da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares realizado em um Hospital Universitário, localizado no Estado de Minas Gerais. Além disso, teve como objetivos específicos identificar a compreensão dos profissionais da equipe de enfermagem, do setor de hemodiálise, acerca do processo de avaliação de desempenho realizado no hospital em estudo; verificar como as práticas profissionais da enfermagem no setor de hemodiálise influenciam o processo da avaliação de desempenho; analisar junto aos trabalhadores da enfermagem o instrumento “Check list de acompanhamento” das atividades da equipe, a fim de subsidiar o processo de avaliação anual instituído no hospital, visando à qualificação da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, realizada no setor de Hemodiálise e que utilizou o referencial teórico metodológico da Análise Institucional, na vertente Socioclínica Institucional. Realizaram-se, para a produção dos dados, no mês de junho de 2022, 4 (quatro) encontros socioclínicos, com a utilização de alguns dispositivos que contribuíram para explicitar os analisadores, analisar as implicações e as instituições que atravessam a prática profissional, dentre elas, a avaliação de desempenho. Participaram da pesquisa 6 (seis) enfermeiros e 14 (quatorze) técnicos de enfermagem; gravaram-se e transcreveram-se os relatos na íntegra. Além disso, como fonte de dados, utilizou-se o diário institucional da pesquisadora. Organizaram-se os dados em quadros e analisados a partir das oito características da Socioclínica Institucional. Os resultados mostraram que a avaliação de desempenho tem como diretrizes alguns princípios da Nova Gestão Pública que traz, para o cotidiano do hospital, a lógica da produtividade e da meritocracia, propiciando a competitividade mediante a escassez de recursos financeiros destinados ao Plano de Cargos Carreira e Salários. Assim, os dispositivos utilizados permitiram explicitar o analisador dinheiro, o que revelou disputas internas que ocorrem na equipe de enfermagem; a existência de privilégios entre os trabalhadores e outros fatores que ocasionam desmotivação e levam ao sofrimento no trabalho. A equipe de enfermagem também apontou dificultadores tais como: falta de informações claras, transparentes e objetivas acerca de todas as etapas que compõem o processo de avaliação e de um acompanhamento sistematizado do trabalho desenvolvido, realizando avaliações pontuais. Portanto, esta pesquisa intervenção propiciou colocar, em análise, a instituição avaliação de desempenho e possibilitou analisar as implicações libidinais, ideológicas, profissionais e organizacionais da pesquisadora e dos próprios participantes. Os trabalhadores também contribuíram com sugestões para melhorar e fazer uma revisão do “Check list de acompanhamento” já utilizado na unidade, sendo apresentado como um dos produtos desta pesquisa, o qual poderá subsidiar avaliações periódicas com feedbacks mais constantes, a fim de qualificar a prática profissional da enfermagem.
Abstract: In the hospital context, some gaps and failures are observed in the evaluation of the teams' performance, among them, the little mastery over the evaluation process and the absence of feedback for the worker. This research is about performance evaluation and its general objective was to provide the nursing team with a space for discussion and collective analysis of the performance evaluation process of the Brazilian Company of Hospital Services carried out in a University Hospital, located in the State of Minas Gerais. In addition, it had as specific objectives to identify the understanding of the professionals of the nursing team, of the hemodialysis sector, about the performance evaluation process carried out in the hospital in study; to verify how professional nursing practices in the hemodialysis sector influence the performance evaluation process; to analyze, together with the nursing workers, the instrument "Check list for monitoring" of the team's activities, in order to subsidize the annual evaluation process instituted in the hospital, aiming at the qualification of the assistance provided to users of the Unified Health System. This is an intervention-research with a qualitative approach, carried out in the Hemodialysis sector and which used the theoretical and methodological framework of Institutional Analysis, in the Institutional Socioclinical aspect. Four (4) socioclinical meetings were held in June 2022 for data production, with the use of some devices that contributed to explain the analyzers, analyze the implications and institutions that cross professional practice, among them, the performance evaluation. Six (6) nurses and fourteen (14) nursing technicians participated in the research; the reports were recorded and transcribed in full. In addition, as a data source, the researcher's institutional diary was used. Data were organized into charts and analyzed based on the eight characteristics of the Institutional Socioclinic. The results showed that the performance evaluation has some principles of New Public Management as guidelines, which brings the logic of productivity and meritocracy to the hospital's daily life, providing competitiveness through the scarcity of financial resources destined to the Cargo Career Plan and Salary. Thus, the devices used made it possible to explain the money analyzer, which revealed internal disputes that occur in the nursing team; the existence of privileges among workers and other factors that cause demotivation and lead to suffering at work. The nursing team also pointed out obstacles such as: lack of clear, transparent and objective information about all the steps that make up the evaluation 9 process and a systematic follow-up of the work carried out, carrying out specific evaluations. Therefore, this intervention research allowed to analyze the performance evaluation institution and made it possible to analyze the libidinal, ideological, professional and organizational implications of the researcher and the participants themselves. Workers also contributed with suggestions to improve and revise the “Checklist for monitoring” already used in the unit, being presented as one of the products of this research, which could support periodic evaluations with more constant feedback, in order to qualify the practice nursing professional.
Subject: Avaliação de Desempenho Profissional
Prática Profissional
Enfermagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48501
Issue Date: 21-Oct-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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