Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48549
Type: Tese
Title: Em nome do pai: religião, política e os caminhos da democracia no Brasil
Other Titles: In the name of the father: religion, politics and the paths of democracy in Brazil
Authors: Igor Rafael Torres Santos
First Advisor: Sergio Manuel Merêncio Martins
First Referee: José Geraldo Pedrosa
Second Referee: Thiago Macedo Alves de Brito
Third Referee: Guilherme Guimarães Leonel
metadata.dc.contributor.referee4: Felipe Nunes Coelho Magalhães
Abstract: Os três ensaios que compõem a presente pesquisa versam sobre a ressurgência do teológico-político no contemporâneo brasileiro, cuja especificidade está em sua matriz crescentemente evangélica. Diferentemente das análises que partem da religião em si para apreendê-la socialmente, procuramos pensar o elemento religioso e o teológico-político a partir das dimensões da vida cotidiana, do político e da democracia e, fundamentalmente, da dimensão do espaço-tempo secular do capitalismo tardio. Isso significa dizer que as análises não se concentram nas formas fenomênicas de participação dos evangélicos na política; elas tentam apreender as raízes dessa ressurgência e suas possíveis consequências para a frágil democracia brasileira e para a sociabilidade de modo geral. Elas buscam também pensar o elemento religioso e o teológico-político tendo como pano de fundo as contradições do capitalismo neoliberal brasileiro, cujo processo específico de dominação e reprodução explodem como tragédia urbana em nossa sociedade. Nesse sentido, o cristianismo evangélico aparece em nossa pesquisa como uma das formas ideológicas reguladoras da vida cotidiana sob o capitalismo, e o teológico-político como uma forma social que busca subordinar a política à religião ao negar as características próprias e constitutivas do político e da democracia, ao mesmo tempo que busca manter a ordem social do capital como se essa fosse uma ordem divina. Como os evangélicos não constituem um bloco social homogêneo, nem institucionalmente, nem doutrinariamente, foi necessário construirmos um conceito que abarcasse continuidades nessas diferenças, que subsidiasse nossas análises sobre a matriz evangélica dessa teologia política e sua capilaridade no tecido social brasileiro. Acreditamos que o conceito de Dispositivo Religioso respondeu a contento essa necessidade, uma vez que, com ele, podemos pensar as relações de poder e as ideologias que circulam de forma semelhante nas diferentes comunidades evangélicas brasileiras. Pois, se o teológico-político ressurge e avança em nossa sociedade, é porque determinadas teologias são partilhadas por diferentes grupos e determinados projetos políticos de poder são reproduzidos e internalizados por eles. Dentre essas teologias, acreditamos que a Teologia da Prosperidade e da Confissão Positiva, somadas à Teologia da Cosmovisão Neocalvinista sejam as mais influentes contemporaneamente no país e, portanto, as que mais correspondem às necessidades (econômicas, políticas, culturais) da sociabilidade neoliberal. Por sua vez, uma experiência populista reacionária e também influenciada por uma determinada matriz evangélica tem emergido no cenário político brasileiro como um projeto político de poder, cujas características políticas fundamentais se baseiam em uma relação amigo-inimigo e em uma não aceitação da diferença como elemento constitutivo da sociedade urbana ainda em germe em nosso tecido social.
Abstract: The three essays that compose this research represents the resurgence of the theological-political in contemporary Brazilian context, whose specificity is in the crescent evangelical pattern. Differently from the analyzes that depart from religion itself to comprehend it socially, we pursue to think the religious and theological-political element from the dimensions of everyday life, of politics and democracy and, fundamentally, from the dimension of the late capitalism secular space-time. This means to say that the analyzes do not focus on the phenomenal forms of evangelical participation in politics; they try to comprehend this resurgence roots and its possible consequences for the fragile Brazilian democracy and for sociability in general. They also pursue to think the religious and theological-political element based on the contradictions of Brazilian neoliberal capitalism, whose specific process of domination and reproduction explodes as an urban tragedy in our society. In this sense, evangelical Christianity appears in our research as one of the ideological forms that regulate everyday life under capitalism, and the theological-political as a social form that aims to subordinate politics to religion by denying the constitutive characteristics of politics and democracy, while seeking to maintain the capital order as if it were a divine order. As evangelicals do not constitute a homogeneous social group, institutionally and doctrinally, it was necessary to build a concept that embraced continuities in these differences, which would support our analysis about the evangelical pattern of this political theology and its impact in the Brazilian society. We believe that the concept of Religious Device satisfactorily answered this need, since, with it, we can think about power relations and ideologies that circulate in a similar way in different Brazilian evangelical communities. Because, if the theological-political reappears and advances in our society, it is because certain theologies are shared by different groups and certain political projects of power are reproduced and internalized by them. Among these theologies, we believe that the Theology of Prosperity and Positive Confession, added to the Theology of the Neo-Calvinist Worldview, actually are the most influential theologies in the country and, therefore, those that most correspond to the needs (economic, political, cultural) of neoliberal sociability. In turn, a reactionary populist experience, also influenced by a certain evangelical strand, has emerged in the Brazilian political scenario as a political power project, whose fundamental political characteristics are based on a friend-enemy relationship and on a non-acceptance of difference as a constitutive element of urban collectivity still developing in our society.
Subject: Geografia política
Protestantismo
Neoliberalismo – Brasil
Populismo – Brasil
Democracia – Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48549
Issue Date: 31-Aug-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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