Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48586
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Criança em tempo integral e professoras em tempo parcial: estratégias das professoras para a organização do cuidado e educação dos bebês em uma Unidade Municipal de Educação Infantil
Autor(es): Vera Lúcia Vieira
Primeiro Orientador: Érica Dumont Pena
Primeiro membro da banca : Bárbara Bruna Moreira Ramalho
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender como as professoras de nossa Unidade Municipal de Educação Infantil constroem as rotinas dos bebês de um a dois anos que permanecem em tempo integral na instituição, os desafios e as soluções encontradas. Indagamos como, numa organização institucional que estrutura o trabalho das professoras em turnos parciais, elas se organizam para efetivar uma rotina para o cuidado e a educação das crianças em turno integral, e quais elementos contribuem para a qualidade da educação em tempo integral de crianças muito pequenas. As contribuições do campo teórico sobre educação integral e os elementos que são importantes ao considerar a rotina para os bebês, fundamentaram o olhar para o campo de pesquisa, através da observação participante, uma das metodologias utilizadas. Os resultados dessa observação foram descritos neste trabalho e serviram de análise junto às professoras, por ocasião da devolução da pesquisa, através de outra estratégia metodológica, o grupo focal. Os resultados apontaram que a qualidade das interações entre as professoras e as crianças pequenas, além do respeito entre si e pelas crianças e o compromisso com a organização institucional, minimizam o impacto da fragmentação dos tempos de trabalho na rotina com os bebês. O trabalho permitiu ainda refletir sobre aspectos que devem ser considerados para qualificar as rotinas com os bebês e a própria organização institucional.
Abstract: This study aimed the understanding of how teachers of the Municipal Unit of Child Education develop the routines of one-year-old and two-year-old babies that remain full time in the institution; it discuss the challenges and solutions found. It is pondered how the teachers are organized to carry out a routine for the care and education of children in full-time, in an institutional organization that structures their work in partial shifts, and which elements contribute to the quality of the education of full-time children who are so young. The contributions of the theoretical field about integral education, and the elements that are important when considering the routine of babies, substantiate the approach onto the search field, through participant observation (one of the methodologies used). The results of this observation were described in this paper and provided the analysis along with the teachers, due to the return of this research, through another methodological strategy: the focus group. The final results showed that the quality of interactions between teachers and young children, the respect between the team and to the children, and the commitment to the institutional organization, minimize the impact of the fragmentation of the working hours in the routine of children. The work also allowed to reflect on aspects that should be considered to qualify the routines of babies and of the very institutional organization.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48586
Data do documento: 28-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERA 03 12.pdf604.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons