Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Merie Bitar Moukacharpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810058471390397pt_BR
dc.contributor.referee1Eleusa Fiuza Silvapt_BR
dc.creatorWanusa Antunes Ribeiro dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-01-03T15:09:56Z-
dc.date.available2023-01-03T15:09:56Z-
dc.date.issued2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48589-
dc.description.abstractThe Federal Constitution of 1988 provides besides to the right of education, the attendance to the specificities of students with disabilities in regular education. So, this research aims to identify and describe in which moments and playful situations children with Down syndrome interact with the classmates and they expand these interactions with the child with DS which favors the inclusion and the development of this child. Therefore, the overall aim was to check and analyze the contribution of the social interactions, for inclusion and educational development of children with Down syndrome in a public preschool of Belo Horizonte. In terms of methodology, it was used in this research the qualitative scientific approach that works with qualitative data. The instruments for data collection were the observation registered in a field diary book and filming. The research subjects were, a child diagnosed with Down syndrome and its fifteen classmates, all the students in a class on average of three years old. The collected data were analyzed by the qualitative method using thirteen categories that have been adapted to fit better in our research. In order to reach the overall aim, it was done playful activities that enabled the child's interactions with DS and the classmates; and it allowed a better evaluation of social interactions of this classmates group. Therefore, the playful activities also had favored the social relations, the physical, visual and gestural contact of the DS child with the classmates; and the classmates to the DS child. The results show that the process of interactions between the Down syndrome student and the classmates happened in a very similar way of a child in the same age undiagnosed disability. The differences of the interactions are on the pace and the way of how the students with DS seek and maintain this relationship. It should be noted that the school inclusion and the development of the child with disabilities is not teacher’s role, but of all of the school. We believe that social interactions caused by playful interventions, should permeate the educational project of the school, because it contributes so much to the development of children with DS and their school inclusion.pt_BR
dc.description.resumoA Constituição Federal de 1988 garante para além do direito à educação, o atendimento às especificidades dos alunos com deficiência no ensino regular. Neste sentido esta pesquisa tem como objetivo identificar e descrever em que momentos e situações lúdicas as crianças com síndrome de Down interagem com os colegas de turma e estes ampliam as interações com a criança com SD favorecendo a inclusão e o desenvolvimento desta criança. Portanto o objetivo geral foi verificar e analisar a contribuição das interações sociais, para a inclusão e desenvolvimento escolar de crianças com Síndrome de Down, em uma instituição de educação infantil pública de Belo Horizonte. Em termos metodológicos, foi utilizada na pesquisa a abordagem científica qualitativa que trabalha com dados qualitativos. Os instrumentos para coleta de dados foram à observação com registro em diário de campo e filmagens. Os sujeitos dessa pesquisa foram uma criança diagnosticada com síndrome de Down e seus 15 colegas de turma, todos os alunos de uma turma da faixa etária de três anos de idade. Os dados coletados foram analisados no método qualitativo utilizando treze categorias que foram adaptadas para melhor articulação com nossa pesquisa. Para se alcançar o objetivo geral foram realizadas atividades lúdicas que possibilitaram as interações da criança com SD e sua turma e permitiram uma melhor verificação das interações sociais deste grupo de colegas de sala. Neste sentido, as atividades lúdicas favoreceram também as relações sociais, o contato físico, visual e gestual da criança SD com sua turma e de sua turma para com a criança com SD. Os resultados apontam que o processo das interações entre a aluna com SD e seus colegas de sala, se deu de forma bastante semelhante a uma criança da mesma faixa etária sem diagnóstico de deficiência. As diferenças das interações estão no ritmo e na forma de como os alunos portadores de SD buscam e mantêm esta relação. Cabe ressaltar que a inclusão escolar e o desenvolvimento da criança com deficiência não é papel somente do professor, mas, de todos da instituição escolar. Consideramos que as interações sociais provocadas pelas intervenções lúdicas, devem permear o projeto pedagógico da instituição, pois contribuem em muito, com o desenvolvimento da criança com SD e sua inclusão escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSíndrome de Down e grupospt_BR
dc.titleInclusão na educação infantil: a contribuição das interações sociais entre crianças com Síndrome de Down e seus colegas de sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCFINAL 8 print CD ROOM WANUSA VERSÃO FINAL 25-11 - Cópia.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons