Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48593
Type: Artigo de Evento
Title: A formação em Ciência da Informação no modelo do movimento I-school: o Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Authors: Maurício Barcelos Almeida
Renata Maria Abrantes Baracho
Renato Rocha Souza
Elisângela C. Aganette
Ricardo Rodrigues Barbosa
Beatriz Valadares Cendón
Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Cíntia de Azevedo Lourenço
Gercina Ângela de Lima
Marlene Oliveira Teixeira de Melo
Célia da Consolação Dias
Marcello Peixoto Bax
Frederico Fonseca
Guilherme Ataíde Dias
Dalgiza Andrade Oliveira
Cátia Rodrigues Barbosa
Abstract: O presente artigo descreve um projeto inovador de formação acadêmica em Ciência da Informação (CI) operacionalizado em um recém-criado programa de pós-graduação, a saber, o Programa de PósGraduação em Gestão & Organização do Conhecimento, criado em 2016, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/ECI/UFMG), Brasil. O programa se apoia na tríade informação, tecnologia e pessoas, e objetiva instrumentalizar o discente para lidar com novas necessidades da sociedade, como por exemplo: criação de vocabulários controlados para uso em empreendimentos da Internet das Coisas; tratamento para o grande e massivo volume de dados disponível em diversos domínios do conhecimento, o qual tem sido explicado pelo conceito de big-data; treinamento em novas perspectivas de usabilidade e interação homem-máquina em contextos especializados; dentre outras. Como resultado do projeto e recente funcionamento do programa, observou-se uma grande procura pelo tipo de formação oferecido. Espera-se, formar profissionais e pesquisadores alinhados com as exigências do mercado e com as necessidades acadêmicas, nos níveis regional, nacional e mesmo internacional. Espera-se ainda que tal profissional e pesquisador possam atuar na organização da informação e do conhecimento em áreas chave para o desenvolvimento da sociedade, como agricultura, energia, medicina e engenharia, para citar algumas.
Abstract: The present paper describes an innovative project for academic education in Information Science (IS) implemented through a new program, called Graduate Program of Knowledge Organization and Management. The program was created in 2016 in the Information Science School of the Federal University of Minas Gerais, Brazil. Based on the triad information, technology and people, it aims to provide the students with background for dealing with current needs of society such as: the creation of controlled vocabularies to be applied in the Internet of Things; the organization of the massive volume of data currently available in different knowledge domains, the so called Big-Data; and the uses and needs of users, usability and human-machine interfaces in specialized contexts. The program recent creation and operation resulted in a great demand for the kind of education offered. We hope to educate professionals and researchers aligned with the demands of both the job market and the academic requirements for faculty positions in national and international levels. In addition, we hope that these professionals and researchers will be qualified to undertake activities of knowledge and information organization in key fields for the development of society such as agriculture, medicine and engineering, to mention but a few.
Subject: Ciência da Informação
Ciência da Informação - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48593
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://sci.uc.pt/eventos/index.php/EDICIC/2017/index
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Ibérico EDICIC
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A formação em Ciência da Informação no modelo do movimento I-school.pdf437.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.