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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Contação de histórias: uma prática a ser valorizada na educação infantil
Autor(es): Andréa Gonçalves Ferreira Ramos
primer Tutor: Patrícia Barros Soares Batista
primer miembro del tribunal : Maria Carolina da Silva Caldeira
Resumen: Diante da ausência da prática de contação de história que existia no Centro Infantil Municipal Criança Esperança (CIMCE), localizado no município de Betim/MG, surgiu o desejo de investigar os possíveis motivos das educadoras de não investirem, ou investirem pouco no hábito de contar histórias. O objetivo deste estudo é demonstrar as professoras do CIMCE o importante papel que a contação de histórias exerce no desenvolvimento da criança e propor técnicas e sugestões para a contação de histórias em suas aulas, por ser esta prática uma forte maneira de desenvolver nas crianças a imaginação, criatividade, atenção contribuindo, também, para um melhor desenvolvimento cultural. Com este estudo, espero poder conscientizá-las e encorajá-las a fazer da contação de histórias uma prática cotidiana.Busquei, com o presente trabalho, responder às seguintes questões: “Por que a prática de contação de histórias é pouco comum no CIMCE?”, “Quais são os usos feitos do cantinho da leitura?”, “Quais as experiências das educadoras em relação à arte de contar histórias?”, “Qual é o repertório de histórias disponibilizado às crianças?”, “Como a escolha desse repertório se dá?”.
Diante da ausência da prática de contação de história que existia no Centro Infantil Municipal Criança Esperança (CIMCE), localizado no município de Betim/MG, surgiu o desejo de investigar os possíveis motivos das educadoras de não investirem, ou investirem pouco no hábito de contar histórias. O objetivo deste estudo é demonstrar as professoras do CIMCE o importante papel que a contação de histórias exerce no desenvolvimento da criança e propor técnicas e sugestões para a contação de histórias em suas aulas, por ser esta prática uma forte maneira de desenvolver nas crianças a imaginação, criatividade, atenção contribuindo, também, para um melhor desenvolvimento cultural. Com este estudo, espero poder conscientizá-las e encorajá-las a fazer da contação de histórias uma prática cotidiana.Busquei, com o presente trabalho, responder às seguintes questões: “Por que a prática de contação de histórias é pouco comum no CIMCE?”, “Quais são os usos feitos do cantinho da leitura?”, “Quais as experiências das educadoras em relação à arte de contar histórias?”, “Qual é o repertório de histórias disponibilizado às crianças?”, “Como a escolha desse repertório se dá?”.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48600
Fecha del documento: 28-nov-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência na Educação Infantil

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