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http://hdl.handle.net/1843/48600
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Contação de histórias: uma prática a ser valorizada na educação infantil |
Autor(es): | Andréa Gonçalves Ferreira Ramos |
primer Tutor: | Patrícia Barros Soares Batista |
primer miembro del tribunal : | Maria Carolina da Silva Caldeira |
Resumen: | Diante da ausência da prática de contação de história que existia no Centro Infantil Municipal
Criança Esperança (CIMCE), localizado no município de Betim/MG, surgiu o desejo de
investigar os possíveis motivos das educadoras de não investirem, ou investirem pouco no
hábito de contar histórias. O objetivo deste estudo é demonstrar as professoras do CIMCE o
importante papel que a contação de histórias exerce no desenvolvimento da criança e propor
técnicas e sugestões para a contação de histórias em suas aulas, por ser esta prática uma forte
maneira de desenvolver nas crianças a imaginação, criatividade, atenção contribuindo,
também, para um melhor desenvolvimento cultural. Com este estudo, espero poder
conscientizá-las e encorajá-las a fazer da contação de histórias uma prática cotidiana.Busquei,
com o presente trabalho, responder às seguintes questões: “Por que a prática de contação de
histórias é pouco comum no CIMCE?”, “Quais são os usos feitos do cantinho da leitura?”,
“Quais as experiências das educadoras em relação à arte de contar histórias?”, “Qual é o
repertório de histórias disponibilizado às crianças?”, “Como a escolha desse repertório se
dá?”. Diante da ausência da prática de contação de história que existia no Centro Infantil Municipal Criança Esperança (CIMCE), localizado no município de Betim/MG, surgiu o desejo de investigar os possíveis motivos das educadoras de não investirem, ou investirem pouco no hábito de contar histórias. O objetivo deste estudo é demonstrar as professoras do CIMCE o importante papel que a contação de histórias exerce no desenvolvimento da criança e propor técnicas e sugestões para a contação de histórias em suas aulas, por ser esta prática uma forte maneira de desenvolver nas crianças a imaginação, criatividade, atenção contribuindo, também, para um melhor desenvolvimento cultural. Com este estudo, espero poder conscientizá-las e encorajá-las a fazer da contação de histórias uma prática cotidiana.Busquei, com o presente trabalho, responder às seguintes questões: “Por que a prática de contação de histórias é pouco comum no CIMCE?”, “Quais são os usos feitos do cantinho da leitura?”, “Quais as experiências das educadoras em relação à arte de contar histórias?”, “Qual é o repertório de histórias disponibilizado às crianças?”, “Como a escolha desse repertório se dá?”. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48600 |
Fecha del documento: | 28-nov-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
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