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http://hdl.handle.net/1843/48602
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil |
Authors: | Andréa Pinheiro Tomaz De Carvalho |
First Advisor: | Patrícia Barros Soares Batista |
First Referee: | Fernanda Rohlfs Pereira |
Abstract: | Esta monografia apresenta reflexões acerca da linguagem escrita na Educação Infantil, considerando o acesso a esta linguagem um direito. Tem-se como lócus as ações didáticas realizadas junto a uma turma de crianças de 4 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Estrela Dalva- Contagem/MG, e as demonstrações de interesse que elas manifestam diante do processo de aquisição da linguagem escrita. Trata-se, assim, de um trabalho com foco no direito da criança ao acesso ao conhecimento. A partir de estudos de autores como Mônica Baptista, Magda Soares e de legislações vigentes no campo da educação na infância, discute se o direito à Educação Infantil, o letramento e alfabetização e o direito da criança de vivenciar a linguagem escrita considerando as especificidades da infância e a importância da ludicidade nesse período. A partir da observação da referida turma foi possível perceber que as crianças, através de suas falas, seus gestos e sua participação em atividades diversas, ao terem acesso à linguagem escrita, por meio de ações planejadas pelas educadoras, dão sinais do seu interesse pela aprendizagem da língua escrita e o demonstram de forma diferente, ora demonstrando maior interesse, ora demonstrando menor interesse, dependendo de seu contexto cultural e familiar e, sobretudo, dependendo do modo como as atividades que envolvem a linguagem escrita são desenvolvidas no ambiente escolar. A conclusão a que se chegou é a de que é essencial trabalhar com práticas de letramento significativas, principalmente, através da literatura na Educação Infantil, mas, respeitar o ritmo de desenvolvimento das crianças é fundamental. O processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil não é conclusivo e sim, parte de um importante ciclo de aprendizagens da vida da criança, que contribui, de maneira significativa, para formação de um sujeito leitor. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48602 |
Issue Date: | 28-Nov-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
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