Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48602
Type: Monografia (especialização)
Title: Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil
Authors: Andréa Pinheiro Tomaz De Carvalho
First Advisor: Patrícia Barros Soares Batista
First Referee: Fernanda Rohlfs Pereira
Abstract: Esta monografia apresenta reflexões acerca da linguagem escrita na Educação Infantil, considerando o acesso a esta linguagem um direito. Tem-se como lócus as ações didáticas realizadas junto a uma turma de crianças de 4 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Estrela Dalva- Contagem/MG, e as demonstrações de interesse que elas manifestam diante do processo de aquisição da linguagem escrita. Trata-se, assim, de um trabalho com foco no direito da criança ao acesso ao conhecimento. A partir de estudos de autores como Mônica Baptista, Magda Soares e de legislações vigentes no campo da educação na infância, discute se o direito à Educação Infantil, o letramento e alfabetização e o direito da criança de vivenciar a linguagem escrita considerando as especificidades da infância e a importância da ludicidade nesse período. A partir da observação da referida turma foi possível perceber que as crianças, através de suas falas, seus gestos e sua participação em atividades diversas, ao terem acesso à linguagem escrita, por meio de ações planejadas pelas educadoras, dão sinais do seu interesse pela aprendizagem da língua escrita e o demonstram de forma diferente, ora demonstrando maior interesse, ora demonstrando menor interesse, dependendo de seu contexto cultural e familiar e, sobretudo, dependendo do modo como as atividades que envolvem a linguagem escrita são desenvolvidas no ambiente escolar. A conclusão a que se chegou é a de que é essencial trabalhar com práticas de letramento significativas, principalmente, através da literatura na Educação Infantil, mas, respeitar o ritmo de desenvolvimento das crianças é fundamental. O processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil não é conclusivo e sim, parte de um importante ciclo de aprendizagens da vida da criança, que contribui, de maneira significativa, para formação de um sujeito leitor.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48602
Issue Date: 28-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

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