Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4341762899515769pt_BR
dc.contributor.referee1Fabrício Andrade Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Fernanda Otoni de Barros-Brissetpt_BR
dc.contributor.referee3Cristiane da Cunha Grillopt_BR
dc.contributor.referee4Raquel Martins de Assispt_BR
dc.contributor.referee5Renata Nunes Vasconcelospt_BR
dc.contributor.referee5Sérgio Dias Cirinopt_BR
dc.creatorLibéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650731475010379pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T12:10:07Z-
dc.date.available2023-01-04T12:10:07Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48614-
dc.description.abstractEsta Tesis habla al respecto de una pesquisa-intervención de orientación psicoanalítica direccionada al fracaso escolar. Presenta resultados oriundos de las contribuciones del Psicoanálisis a la Educación en diálogo con las posibilidades del Teatro. A partir de la metodología de Conversación, con la introducción de recursos teatrales, se constituye el Teatro-Conversación, permitiendo aprender sobre el síntoma escolar verificado en el 3º Ciclo de aprendizaje, así como intervenir en el mismo. Se observó el conflicto persistente en esta etapa de la escolarización, caracterizado por un ciclo de rechazo: de los jóvenes en relación a la escuela y al saber; de la escuela en relación a los jóvenes y sus orígenes. Se configuró un modo de intervenir capaz de producir efectos en la subjetividad y en la cognición. Tales efectos se verifican a partir de las contribuciones de la teoría de la Cognición Imaginativa, de la idea de aprendizaje como Globalización del Conocimiento; pero fundamentalmente a partir de la teoría psicoanalítica, recurriéndose a producciones en diálogo con el campo del Arte y de la Educación. Se realizaron intervenciones con Teatro-Conversación en 4 escuelas de la red pública de enseñanza de Belo Horizonte, direccionadas a tres grupos de jóvenes de 3º Ciclo y a un grupo de padres de alumnos de 2º y 3º ciclos. Las intervenciones volvieron posible el aprender con los jóvenes, acerca de los síntomas contemporáneos que se presentan en la escuela; contribuyendo a la verificación del aprendizaje de los alumnos, así como favorecieron el que estos se reconocieran, en muchas ocasiones, en sus situaciones de fracaso; posibilitaron el presentar a las escuelas algo de sus propios síntomas en relación a la juventud y hacer vacilar los discursos cristalizados sobre los aprendices. El Teatro-Conversación se constituyó como un recurso capaz de invitar a los sujetos de la educación a implicarse en los impasses verificados en la tarea de la transmisión.pt_BR
dc.description.resumoEsta Tese diz respeito a uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica direcionada ao fracasso escolar. Apresenta resultados oriundos das contribuições da Psicanálise à Educação em diálogo com as possibilidades do Teatro. A partir da metodologia da Conversação, com a introdução de recursos teatrais, constituiu-se o Teatro-Conversação, permitindo aprender sobre o sintoma escolar verificado no 3º Ciclo de aprendizagem, bem como intervir no mesmo. Observou-se o conflito persistente nessa etapa de escolarização caracterizado por um ciclo de recusa: dos jovens em relação à escola e ao saber; da escola em relação aos jovens e suas origens. Configurou-se um modo de intervir capaz de produzir efeitos na subjetividade e na cognição. Tais efeitos verificam-se a partir das contribuições da teoria da Cognição Imaginativa, da ideia de aprendizagem como Globalização do Conhecimento; mas, sobretudo, a partir da teoria psicanalítica, recorrendo-se a produções em diálogo com o campo da Arte e da Educação. Realizaram-se intervenções com Teatro-Conversação em 4 escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte, direcionadas a três grupos de jovens do 3º Ciclo e a um grupo de pais de alunos do 2º e 3º ciclos. As intervenções tornaram possível aprender com os jovens acerca dos sintomas contemporâneos apresentados na escola; contribuíram para a verificação da aprendizagem dos alunos, bem como favoreceram com que estes se reconhecessem, muitas vezes, em suas situações de fracasso; possibilitaram apresentar às escolas algo de seus sintomas em relação à juventude e vacilar os discursos cristalizados sobre os aprendizes. O Teatro-Conversação constituiu-se como um recurso capaz de convidar os sujeitos da educação a implicarem-se nos impasses verificados na tarefa da transmissão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatro-Conversaçãopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleTeatro-conversação na escola: o uso do teatro na conversação como mediador de conflitos na educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE TEATRO-CONVERSAÇÃO.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons