Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48618
Type: Dissertação
Title: Estratégias metodológicas de formação continuada de professoras da educação infantil em um núcleo de estudos das relações étnico-raciais de Belo Horizonte/MG
Authors: Adriana Bom Sucesso Gomes
First Advisor: Rogério Correia da Silva
First Co-advisor: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
First Referee: Natalino Neves da Silva
Second Referee: Vitória Régia Izau
Abstract: Esta pesquisa objetivou identificar e compreender as estratégias metodológicas utilizadas pelo Núcleo de Estudos das Relações Étnico-raciais da Regional Leste, pertencente à Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. Buscou-se entender a expressiva adesão de professoras da Educação Infantil em formações promovidas pelo Núcleo de Estudos da Regional Leste, além de fortalecer e ampliar as discussões sobre a educação das relações étnico raciais em formato de gestão compartilhada como estratégia de formação continuada de professores. É no contexto de Belo Horizonte de efervescência de políticas de governo pensadas na promoção da igualdade racial, que esta pesquisa se insere e se torna relevante no âmbito da universidade e fora dela. O ineditismo e as contribuições do estudo para os campos da formação docente, infâncias/educação infantil e relações étnico-raciais são pontos fortes do trabalho. O referencial teórico baseia-se em categorias como relações étnico-raciais, raça e racismo (FAZZI, 2012; OLIVEIRA, L., 2018; TRINIDAD, 2011; ALMEIDA, S., 2019; GOMES, 2017; MUNANGA, 2005); concepções de criança e infâncias (ARROYO; 2012; COUTINHO, 2016; GOUVEIA E SARMENTO, 2008; KRAMER, 2015); e formação de professores: (ABRAMOWICZ, 2010; GOMES E SILVA, 2015; ROSEMBERG, 2011). Os sujeitos da pesquisa foram professoras da Educação Infantil participantes do Núcleo entre os anos de 2017/2020. A adesão das participantes foi voluntária e a seleção teve como critérios: frequência e participação das professoras nos encontros formativos; desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a educação das relações étnico-raciais com crianças; tempo de permanência e participação no Núcleo de Estudos da Regional Leste e representantes de docentes da rede própria e parceira. A pesquisa foi de natureza qualitativa, contemplando três fases: a primeira de cunho exploratório; a segunda de imersão em campo com aplicação de questionários, entrevistas, conversas informais e análise documental; a última fase, tratou-se da escrita da dissertação e do recurso educativo. O estudo buscou uma abordagem interseccional das categorias de análise como infâncias e raça com foco na formação docente. As categorias de gênero, raça e classe também foram utilizadas para a compreensão da condição docente. Dentre os resultados, destacam-se os conhecimentos e os saberes que emergem das práticas formativas vivenciadas. Neste processo as africanidades brasileiras foram colocadas em evidência e orientaram as estratégias de formação. Os dados coletados apontaram compreensões, expectativas e demandas das docentes em relação ao trabalho das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Analisaram-se as contribuições dos encontros de formação em âmbito pessoal e profissional. Dentre as estratégias que mais foram significativas para as professoras pesquisadas, destacam-se: os relatos de vida e das práticas pedagógicas das participantes; as rodas de conversa; o repertório das artes de matriz afro-brasileira, o trabalho com a literatura, vivências de campo, entre outros. Tudo isto compõe o currículo da formação em consonância com as leis 10.639/03, 11.645/08 e DCNERER. O trabalho coletivo e colaborativo como princípios de organização das formações docentes estruturadas em rede também fez parte dos resultados encontrados. Essa dissertação em formato de e-book compõe o recurso educativo socializado com o Núcleo de Estudos da Regional Leste e demais interessados.
Abstract: This research aimed to identify and understand the methodologies strategies used by the Center for Studies of Ethnic-Racial Relations of the East Region, belonging to the Municipal Education Network of Belo Horizonte/MG. We sought to understand the expressive participation of early childhood education teachers in training promoted by the East Regional Studies Center, in addition to strengthening and expanding discussions on the education of ethnic-racial relations in shared management format as a strategy of continuing teacher education. It is in the context of Belo Horizonte of effervescence of government policies thought about the promotion of racial equality, that this research is part of and becomes relevant within the university and beyond. The novelty and contributions of the study to the fields of teacher education, childhood/early childhood education and ethnic-racial relations are strengths of the work. The theoretical framework is based on categories such as ethnic-racial relations, race and racism (FAZZI, 2012; TRINIDAD, 2011; OLIVEIRA, L., 2018; ALMEIDA, S., 2019; GOMES, 2017; MUNANGA, 2005); conceptions of children and childhoods (ARROYO; 2012; COUTINHO, 2016; GOUVEIA AND SARMENTO, 2008; KRAMER, 2015); and teacher training: (ABRAMOWICZ, 2010; GOMES AND SILVA 2015; ROSEMBERG, 2011). The research subjects were early childhood education teachers participating in the Nucleus between the years 2017/2020. The participants' participation was voluntary and the selection had as criteria: frequency and participation of teachers in training meetings; development of pedagogical practices aimed at the education of ethnic-racial relations with children; length of stay and participation in the Study Center of the East Regional and representatives of teachers of the network itself and partner. The research was qualitative in nature, covering three phases: the first exploratory nature; the second immersion in the field with the application of questionnaires, interviews, informal conversations and documentary analysis; the last phase dealt with the writing of the dissertation and the educational resource. The study sought an intersectional approach to the categories of analysis such as childhood and race with a focus on teacher education. The categories of gender, race and class were also used to understand the teaching condition. Among the results, we highlight the knowledge and knowledge that emerge from the formative practices experienced. In this process, Brazilian Africanities were highlighted and guided the training strategies. The collected data indicated understandings, expectations and demands of teachers in relation to the work of ethnic-racial relations in Early Childhood Education. The contributions of training meetings at the personal and professional level were analyzed. Among the strategies that were most significant for the teachers surveyed, the following stand out: the reports of life and pedagogical practices of the participants; the conversation wheels; the repertoire of afro-Brazilian arts, work with literature, field experiences, among others. All this is part of the training curriculum in line with laws 10.639/03, 11.645/08 and DCNERER. Collective and collaborative work as principles of organization of network-structured teacher training was also part of the results found. This dissertation in e-book format composes the educational resource socialized with the Center for Studies of the East Regional and other interested parties.
Subject: Educação
Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Educação de crianças - Relações raciais
Educação de crianças - Relações étnicas
Professores - Formação
Igualdade na educação
language: por
por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48618
Issue Date: 21-Jan-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.