Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Merie Bitar Moukacharpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810058471390397pt_BR
dc.contributor.referee1Eleusa Fiuza Silvapt_BR
dc.creatorLilian Nilda Lourenço Ramospt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T23:59:24Z-
dc.date.available2023-01-04T23:59:24Z-
dc.date.issued2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48682-
dc.description.abstractThis work is mainly focused on the inclusion of autistic children in early childhood education. It is a qualitative research that aimed to identify limits and possibilities of the work of teachers, specifically in Multifunction Resource Room (SRM), to receive an autistic child. To achieve this goal, we track which the difficulties encountered by the teachers at the time of inclusion of autistic children in SRM and describe what are the resources used by teachers in this room to allow for the inclusion of autistic children. In addition, we identified the possible contribution of multidisciplinary work between the teacher regular room of autistic children, their families and other specialists (occupational therapist, psychologist and speech therapist) .In terms of methodology, a survey was conducted in the qualitative approach, bibliographical and beyond addition, a field research. Were subjected were four teachers (one from each institution) active in the SRM and the Municipal Children's Centres (CIM) has been applied a questionnaire with objective and essay questions and held as interrogation technique and dialogue, semi structured and direct interview with each teacher. These interviews have been prepared by the author for the development of analysis. We note that the limits and possibilities of the work of teachers in Multifunction Resource Room in kindergarten to receive an autistic child, are factors that do not prevent teachers to develop their work, because we saw that the teacher feels free to adopt their strategies and adapt them as needed for each child. We emphasize, however, that the ideal would be to have more professionals who contribute to the work with these children, that had greater effectiveness and that teachers do not feel, as demonstrated in the research, relatively helpless in this complex, challenging and humanist taskpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco central a inclusão da criança autista na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar limites e possibilidades do trabalho das professoras, especificamente na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), ao receberem uma criança autista. Para atingir esse objetivo, verificamos quais as dificuldades encontradas pelas professoras no momento da inserção da criança autista na SRM e descrevemos quais são os recursos utilizados pelas professoras nesta sala para possibilitar a inclusão da criança autista. Além disso, identificamos a contribuição de possíveis trabalhos multidisciplinares entre a professora da sala regular da criança autista, seus familiares e demais especialistas (terapeuta ocupacional, psicólogo e fonoaudiólogo).Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa na abordagem qualitativa, bibliográfica e, além disso, uma pesquisa de campo. Foram sujeitos da pesquisa quatro professoras (uma de cada instituição) atuantes na SRM e nos Centros Infantis Municipais (CIM) tendo sido aplicado um questionário com questões objetivas e dissertativas e realizada, como técnica de interrogação e diálogo, uma entrevista semiestruturada e direta com cada professora. Estas entrevistas foram elaboradas pela própria autora para o desenvolvimento da análise. Constatamos que os limites e possibilidades do trabalho das professoras na Sala de Recursos Multifuncionais na educação infantil ao receberem uma criança autista, são fatores que não impedem as professoras de desenvolverem os seus trabalhos, pois vimos que o professor se sente livre para adotar suas estratégias e adequá-las conforme a necessidade de cada criança. Destacamos, no entanto, que o ideal seria ter mais profissionais que contribuíssem para o trabalho com essas crianças, para que tivesse maior efetivação e para que os professores não se sentissem, como demonstraram na pesquisa, relativamente desamparados, nesta tarefa complexa, desafiadora e humanista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectAutismo escolarpt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.titleInclusão da criança autista na educação infantil: impactos, dificuldades e possibilidades das professoras das salas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL TRANSF PDF.pdf600.49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons