Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48684
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Invisibilidade social
Autor(es): Monica de Cassia Cornélio Pimenta Campos
Primeiro Orientador: Cláudia Regina dos Anjos
Resumo: Embora tratassem de outros assuntos, tais como futebol, namoradas, modelos de moto, compra de celulares, uso de bonés, trabalhos escolares entre tantos outros, essas questões do mundo trabalho eram recorrentes porque o local onde os educandos residiam ora limitava o processo educacional, ora dificultava o ingresso no mercado de trabalho. Para os que estavam empregados, em virtude da distancia entre o trabalho e a escola e da precariedade do transporte coletivo, a perda do primeiro horário de aula era algo comum. A Escola, especificamente, a modalidade de EJA, por muito tempo, apresentou e ainda apresenta dificuldades de reconhecer seus sujeitos e organizar um trabalho para atendê-lo na sua especificidade. Para aqueles que se encontravam desempregados, a situação era inversa. Quando participavam do processo de seleção de alguma empresa,principalmente as localizadas em Belo horizonte eram, muitas vezes, eliminados devido à localização,de origem,ou seja, a cidade de Ribeirão das Neves, já que existe um preconceito contra os cidadãos nevenses, em função da presença de cinco presídios. De qualquer forma, trata-se de situações que invisibilizavam esses sujeitos de direitos, reduzindo-os às estatísticas e dados sociais.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48684
Data do documento: 19-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

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