Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48691
Type: Monografia (especialização)
Title: As expectativas das crianças de cinco anos do CIM Santa Inês sobre a transição da educação infantil para a escola de ensino fundamental
Authors: Renata Aparecida Nazário Gomes
First Advisor: Cecília Vieira do Nascimento
First Referee: Cibele Noronha de Carvalho
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo compreender as expectativas das crianças com relação a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Através de desenhos e conversas foi possível perceber que, apesar do receio do desconhecido, existe uma expectativa positiva com relação ao ingresso no Ensino Fundamental. Com isso pode-se inferir que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, representa um marco significativo para a criança, podendo criar ansiedades e inseguranças. Sendo assim, essa transição deve estar no horizonte dos profissionais que atuam nestes segmentos. Essa transição pela qual passa a criança entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental devem acontecer sem prejuízos sociais e pedagógicos. Nesse contexto nossas atenções se voltam principalmente para as crianças de 5 anos. A preocupação de entender a infância e sua singularidade, para a realização de um trabalho na Educação Infantil e no Ensino Fundamental que articule o brincar, o cuidar e o educar.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48691
Issue Date: 28-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC versão final.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons