Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48691
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | As expectativas das crianças de cinco anos do CIM Santa Inês sobre a transição da educação infantil para a escola de ensino fundamental |
Authors: | Renata Aparecida Nazário Gomes |
First Advisor: | Cecília Vieira do Nascimento |
First Referee: | Cibele Noronha de Carvalho |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo compreender as expectativas das crianças com relação a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Através de desenhos e conversas foi possível perceber que, apesar do receio do desconhecido, existe uma expectativa positiva com relação ao ingresso no Ensino Fundamental. Com isso pode-se inferir que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, representa um marco significativo para a criança, podendo criar ansiedades e inseguranças. Sendo assim, essa transição deve estar no horizonte dos profissionais que atuam nestes segmentos. Essa transição pela qual passa a criança entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental devem acontecer sem prejuízos sociais e pedagógicos. Nesse contexto nossas atenções se voltam principalmente para as crianças de 5 anos. A preocupação de entender a infância e sua singularidade, para a realização de um trabalho na Educação Infantil e no Ensino Fundamental que articule o brincar, o cuidar e o educar. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48691 |
Issue Date: | 28-Nov-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC versão final.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License