Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48693
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Raquel Quirino Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3286747885641896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrea Cristina Maggi | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antônia Vitória Soares Aranha | pt_BR |
dc.creator | Carla Cristina da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T10:58:28Z | - |
dc.date.available | 2023-01-05T10:58:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48693 | - |
dc.description.resumo | Examinam-se as possibilidades para que uma biblioteca de museu, a Biblioteca do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, seja considerada como instrumento para ações de Educação Patrimonial na instituição a que serve. O trabalho da Educação Patrimonial aplica-se ao Patrimônio Cultural como fonte conhecimento e desenvolvimento para indivíduos e comunidades a fim de conduzir ao processo de conhecimento, apropriação e valorização do legado cultural. Este trabalho pretende contribuir para que esta biblioteca tenha uma atuação harmônica em relação aos propósitos educacionais do museu do qual faz parte. A princípio, o estudo se caracteriza como exploratório. Já a coleta de dados, para essa fase, se dará por questionário com perguntas fechadas e abertas. Adiante, entrevistas poderão ser utilizadas para complementar o questionário. A metodologia do Estudo Caso também é indicada para as interpretações a serem realizadas. Verifica-se que há poucas produções (científicas ou não) que consideram a Educação Patrimonial voltada para bibliotecas. O estudo pretende contribuir para as pesquisas e atividades que se voltam para acervos e ambientes de bibliotecas como base para aplicação das ações da Educação Patrimonial, uma vez que são repositórios de memória das sociedades para as futuras gerações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Museus | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.title | A Biblioteca do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG como instrumento de educação patrimonial | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gifes TCC CARLA CRISTINA SILVA .pdf | 503.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License