Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48695
Type: Monografia (especialização)
Title: Práticas de letramento na educação infantil
Authors: Adriana Diniz Octaviano
First Advisor: Patrícia Barros Soares Batista
First Referee: Fernanda Rohlfs Pereira
Abstract: O presente trabalho se configura como um estudo investigativo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender quais as práticas das professoras que contribuem para o processo de letramento em uma turma de 1 - 2 anos. Ancoramos nos estudos de teóricos como Mônica Baptista (2009,2010), Magda Soares (1998), Vigotsky (1983, 1984, 1997), dentre outros. Como instrumentos metodológicos utilizou-se a observação participante, o caderno de campo e o registro fotográfico. O estudo foi realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da cidade de Belo Horizonte durante os meses de maio a setembro de 2015. Destaque foi dado às práticas que contribuem para o letramento de crianças pequenas, em que são oferecidas oportunidades para que elas compreendam a função social da escrita. A partir do estudo de campo, o projeto pedagógico intitulado “Bichos do jardim” foi realizado como um plano de ação. A partir das observações e reflexões advindas desse estudo, considero que as práticas de letramento devem fazer parte da rotina na Educação Infantil, pois as crianças atribuem significados para os momentos em que a linguagem escrita está presente, como, por exemplo, em uma contação de história, no registro da rotina e até mesmo no jogo de palavras proporcionado por meio de cantigas de roda. Estas por sua vez, devem ocorrer sempre de maneira lúdica, leve, sem se mostrar propositiva a ensinar a linguagem escrita no sentido estrito de aprender as letras.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48695
Issue Date: 28-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ilovepdf_merged.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons