Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48695
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas de letramento na educação infantil
Autor(es): Adriana Diniz Octaviano
Primeiro Orientador: Patrícia Barros Soares Batista
Primeiro membro da banca : Fernanda Rohlfs Pereira
Resumo: O presente trabalho se configura como um estudo investigativo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender quais as práticas das professoras que contribuem para o processo de letramento em uma turma de 1 - 2 anos. Ancoramos nos estudos de teóricos como Mônica Baptista (2009,2010), Magda Soares (1998), Vigotsky (1983, 1984, 1997), dentre outros. Como instrumentos metodológicos utilizou-se a observação participante, o caderno de campo e o registro fotográfico. O estudo foi realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da cidade de Belo Horizonte durante os meses de maio a setembro de 2015. Destaque foi dado às práticas que contribuem para o letramento de crianças pequenas, em que são oferecidas oportunidades para que elas compreendam a função social da escrita. A partir do estudo de campo, o projeto pedagógico intitulado “Bichos do jardim” foi realizado como um plano de ação. A partir das observações e reflexões advindas desse estudo, considero que as práticas de letramento devem fazer parte da rotina na Educação Infantil, pois as crianças atribuem significados para os momentos em que a linguagem escrita está presente, como, por exemplo, em uma contação de história, no registro da rotina e até mesmo no jogo de palavras proporcionado por meio de cantigas de roda. Estas por sua vez, devem ocorrer sempre de maneira lúdica, leve, sem se mostrar propositiva a ensinar a linguagem escrita no sentido estrito de aprender as letras.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48695
Data do documento: 28-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ilovepdf_merged.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons