Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48719
Type: Monografia (especialização)
Title: Reestruturação do processo de matricula em disciplina isolada no Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Authors: Luciene Vieira da Silva
First Advisor: Ricardo Viana Velloso
Abstract: Este projeto de intervenção tem por objetivo fornecer elementos para a reestruturação do processo de matricula em disciplina isolada do Centro de Pós Graduação da Faculdade de Medicina – UFMG, propondo o aprimoramento do processo que, atualmente, é presencial, com adoção de procedimentos para inscrição online, de forma a proporcionar aos usuários agilidade, comodidade, acessibilidade e transparência. Para tal fim, apresenta-se um referencial teórico que contempla a Administração Pública e os elementos da administração clássica, pessoa, processos e tecnologia, elementos fundamentais para elaboração do plano de ação. No tocante à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação, voltada à resolução de problema, mediante intervenção, enquanto futuro plano de ação caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tendo em vista como principais meios de coleta de dados a apreciação de documentos e a interação social. Quanto ao orçamento, propõe um projeto de baixo custo tendo em vista que serão utilizados os recursos humanos e infraestrutura departamental existente. Espera-se que, com a reestruturação do processo de matricula em disciplina isolada por meio da adoção de procedimentos online, possa contribuir para melhorar organização do trabalho, estabelecer uma comunicação institucional mais assertiva e eficiente e satisfação das necessidades dos usuários externos. Por fim, acredita-se que a proposta será concretizada mediante construção coletiva, com a interação e interrelação da equipe de trabalho, devido à introdução de novas práticas de gestão e padronização dos procedimentos, de forma a promover a colaboração e o trabalho em equipe. Espera se que, ao ser implantado, o plano de ação contribua para reflexões em prol de possíveis caminhos que possibilitem alcançar a melhoria continua do processo, favorecendo a efetividade organizacional.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48719
Issue Date: 5-Apr-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gifes TCC Luciene Vieira da Silva .pdf279.28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons