Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1André de Carvalho Bandeira Mendespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774156491106377pt_BR
dc.creatorRobson Jaclano Figueiredo Pintopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-05T12:31:00Z-
dc.date.available2023-01-05T12:31:00Z-
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48722-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo de investigação de falhas relacionadas ao gerenciamento do fluxo informacional que interferem negativamente nos processos de trabalho e sugere o uso de uma ferramenta de intervenção, ou instrumento de orientação, baseado em um modelo comunicacional para eliminar as possíveis falhas. Constitui uma pesquisa social qualitativa que se desenvolve com o uso da metodologia da pesquisa-ação, e que conta com a participação voluntária e coletiva dos atores envolvidos com o propósito de melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços e produtos prestados pelo referido setor como também melhorar a qualidade de vida dos profissionais implicados. De acordo com a experiência e observações do autor, os principais eventos concernentes às falhas de comunicação e da informação estão relacionadas às atitudes ou comportamentos de inobservância, falta de atenção e cuidado, ou importância requerida integralmente na comunicação eficaz conforme o modelo de Processo de Comunicação de Robbins, seja por desconhecimento, inexperiência, inabilidade ou negação no tratamento adequado com este eficaz ciclo de comunicação. É apresentada ainda uma planilha de monitoramento e controle na eliminação das falhas de comunicação e da informação nos diversos ciclos de serviços, empregada como instrumento de prevenção, identificação e correção das mesmas. Também é detectada a necessidade premente de uma maior participação e ampliação do fluxo horizontal comunicacional, consequentemente, é esperado o melhor aprimoramento das opiniões, consultas e decisões profissionais e organizacionais com todos os envolvidos, resultando melhora na qualidade das ideias, sugestões e resoluções das falhas, podendo gerar ganhos em eficiência e eficácia para a organização.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectFluxo de informaçõespt_BR
dc.subjectGestão de serviçospt_BR
dc.titleGestão da Comunicação e da Informação no Setor de Radiologia do Hospital das Clínicas: Uma Proposta de Identificação de Falhas e Ferramentas de Intervençãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gifes TCC Robson Jaclano Figueiredo Pinto .pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons