Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48729
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): contributo dos eixos de formação específica na performance dos cursos de administração entre IES públicas e privadas em Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): National Test of the Students Performance (Enade): the specific areas that have contributed to the results of the Management Courses of the public and private Higher Education Institutions in the state of Minas Gerais
Autor(es): Handerson Leonidas Sales
Samira Xavier Machado
Carlos Renato Theóphilo
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar, dentre as IES com os melhores resultados no Enade de 2015, quais eixos de formação específica mais contribuíram para o desempenho do exame dos Cursos de Administração e se existe diferença significativa nos resultados obtidos entre as IES Privadas e Públicas de Minas Gerais. Para isso, foram utilizados recursos de estatística descritiva, tais como análise de dispersão, medidas de posicionamento, histograma e gráfico blox plot sobre as Notas dos Concluintes (NCc) obtidas por cada curso. Foi também realizado o Teste t Student para averiguar a hipótese de haver diferenças significativas entre as médias das NCc de IES Públicas e Privadas dos Cursos de Administração de melhor desempenho no Enade em Minas Gerais. Os resultados estatísticos encontrados demonstram a existência de uma elevada dispersão nas NCc dos Cursos de Administração no Brasil e em Minas Gerais. Revelaram também que 36,5% dos cursos de Administração atingiram resultados insatisfatórios, conceito ≤ 2 no Enade de 2015 e apenas 4,9% obtiveram conceito 5. Esses Cursos com elevado conceito se destacaram nos seguintes eixos de formação específica: financeira e orçamentária; materiais, produção e logística; planejamento estratégico e sistema de informações. Por fim, o estudo demonstra existir uma diferença estatisticamente significativa entre as notas das IES Públicas e Privadas de melhores desempenho no ENADE (conceito ≥ 4) no Estado de Minas Gerais.
Abstract: This study aims to verify, among the Higher Education Institutions with the best scores acquired in the Enade of 2015, which specific areas of the Management Courses have contributed the most to acheive these results and if there are significant diferences in the results obteined by the private and public institutions of Minas Gerais. To this reseach were used the methods of descriptive statistics, dispersion analysis, quartiles and percentiles indicators, histograms, and blox plot graphics about the Final Results of each course. It was also performed the Test t Sudent to verify the hypothesis of existing significant diferences between the Final Resultrs of the public and private Management Courses of the HigherEducation Institutions concerning the ones with the best score in the Enade. The statistics results have shown an elevated variation of the Final Results of the Management Courses in the hole country as in the state of Minas Gerais. It also has shown that36,8% of the Management Courses have acquired insatisfying results, score (≤ 2), in the Enade of 2015, and only 4,9% of them have acheived the higher score (5). These courses with the high scores have stood out due to the specific areas of: finances and budget managing; materials, production and logistics; strategy planning and information system. Finaly, this study demonstrates a significant difference between the results of the public and private institutions with the best scores in the Enade 2015 (score≥4) in the state of Minas Gerais.
Assunto: Ensino superior
Administração de empresas
Formação profissional
Avaliação educacional
Universidades e faculdades - Currículos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48729
Data do documento: 24-Nov-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9317
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectivas em Diálogo
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).pdf438.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.