Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48747
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dc.contributor.advisor1Ana Carolina Costa Côrreapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910910662353326pt_BR
dc.contributor.referee1Diego Reis Chainpt_BR
dc.creatorFabricio Dias Valentept_BR
dc.date.accessioned2023-01-06T11:58:06Z-
dc.date.available2023-01-06T11:58:06Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48747-
dc.description.resumoAs decisões de investimento em empresas de Taxi Aéreo muitas vezes são tomadas pelos seus donos, baseadas no feeling de negócio e nas experiências adquiridas que os fizeram chegar na condição de empresários bem-sucedidos. Na prática as decisões tomadas pelos donos de pequenas empresas geralmente são assertivas. Entretanto, em negócios familiares os lucros acabam sendo distribuídos entre os membros e quase nada é reinvestido no negócio. Esse hábito leva à falta de inovação e pode causar o declínio do negócio a longo prazo. Especificamente, a falta de investimento a longo prazo em uma empresa de taxi aéreo pode ocasionar em uma frota de aeronaves ultrapassadas e economicamente inviáveis de se operar. Sendo assim, este trabalho consiste na aplicação das técnicas tradicionais de decisão de investimento em um projeto de Orçamento de Capital de um Taxi Aéreo, para aumento de frota. Na fundamentação teórica foi apresentado um apanhado geral sobre o transporte aéreo regional sob demanda (taxi aéreo) no Brasil. Foram abordadas também as principais ferramentas de análise e decisão de investimento e aplicação do conceito de Orçamento de Capital nas decisões estratégicas de uma empresa. Foram apresentadas as metodologias existentes na literatura sobre avaliação financeira de aeronaves. Por meio de um Estudo de Caso em uma empresa de Taxi Aéreo desenvolveu-se o projeto de Orçamento de Capital para reativação de 3 (três) aeronaves. Os dados operacionais, como horas voadas por ano, de receitas dos voos, e dos custos operacionais como consumo de combustível, tarifas aeroportuárias e manutenção, foram levantados e extraídos dos relatórios operacionais ao longo dos anos de operação da empresa. Foi realizado um estudo dedicado sobre a necessidade de investimento para cada aeronave. Com os dados de receitas e custos elaborou-se um Fluxo de Caixa Descontado, de onde obteve-se o VPL, a TIR e o Payback que foram usados como parâmetros de análise dos projetos. Para fins de comparação, também foi feito o Fluxo de Caixa Descontado de uma aeronave nova a ser adquirida por meio de financiamento bancário.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Estratégicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAumento de frotapt_BR
dc.subjectFluxo de Caixa Descontadopt_BR
dc.subjectOrçamento de Capitalpt_BR
dc.subjectTáxi Aéreopt_BR
dc.titleAvaliação financeira de aeronaves: renovação de frota em uma empresa de taxi aéreopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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