Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Thaís Nívia de Lima e Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8412524167340382pt_BR
dc.creatorTalítha Maria Brandão Gorgulhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5683929233598554pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-10T11:59:37Z-
dc.date.available2023-01-10T11:59:37Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48809-
dc.description.abstractThe present thesis aims to analyze the education as an inheritance of the elites of three districts of Minas Gerais Captaincy (Rio das Mortes, Rio das Velhas and Vila Rica), in the second half of the 18th century and the first decade of the 19th century. It is intended to understand which place did education or the legacy of a patrimony linked to educative precepts, intended for the family group members, but also for society; occupy with the intention of local elites to maintain, increase and perpetuate their social positions and their privileges. For that, we chose as a starting source a list of "Rich Men of 1756". This list, which was elaborated in 1756 at the behest of the Navy and Overseas Council, had the purpose of indicate to the King the names of the richest men in the Captaincy of Minas Gerais. From the list, we looked for those individuals who concomitantly had inventories and wills. Such documents were chosen to form the central corpus of this research once they allow to observe the educational heritage left by. The theoretical basis used for the present analyzes was, fundamentally, Bourdieu's theory of capitals. This approach has been helping to think how the individuals from the elite in the eighteenth-century Minas – many of them young people that came from Portugal – have sought, through the construction of a social capital linked to the large accumulation of economic capital; to effect the constitution of the land nobility, symbolic, social and cultural capital, and the used strategies to do so. Among these strategies, one seeks in particular to notice the place that education, especially related to the legacy of an educational heritage, used to occupy in the social reproduction of these same subjects.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo analisar a educação como herança nas elites de três comarcas da Capitania de Minas Gerais (Rio das Mortes, Rio das Velhas e Vila Rica), na segunda metade do século XVIII e primeira década do século XIX. Pretende-se entender qual o lugar que a educação ou o legado de um patrimônio ligado a preceitos educativos, destinados aos membros do grupo familiar, mas também à sociedade, ocupavam na intenção das elites locais de manter, aumentar e perpetuar suas posições sociais e seus privilégios. Para tanto, elegemos como fonte inicial uma lista dos "Homens Ricos de 1756". Esta lista foi elaborada em 1756 a mando do Conselho de Marinha e Ultramar e teve o propósito de indicar ao Rei os nomes dos homens mais ricos da Capitania de Minas Gerais. A partir dela, procuramos aqueles indivíduos que possuíam inventários e testamentos concomitantemente. Tais documentos foram eleitos para formarem o corpus central desta pesquisa, pois permitem observar o patrimônio educativo deixado. O embasamento teórico utilizado para as presentes análises foi, fundamentalmente, a teoria dos capitais de Bourdieu. Essa abordagem tem ajudado a pensar como os indivíduos da elite nas Minas setecentistas – muitos deles vindos jovens de Portugal – buscaram, através da construção de um capital social ligado ao grande acúmulo de capital econômico, efetivar a constituição de uma nobreza da terra, capital simbólico, social e cultural, e as estratégias usadas para tanto. Dentre essas estratégias, procura-se, em particular, perceber o lugar que a educação, especialmente relativa ao legado de um patrimônio educativo, ocupava na reprodução social desses mesmos sujeitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação na Colôniapt_BR
dc.subjectElite colonialpt_BR
dc.subjectPatrimônio educativopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - História - Séc. XVIIIpt_BR
dc.subject.otherFamília de classes alta - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherElites (Ciências sociais)pt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherMinas Gerais - Educação - História - Séc. XVIIIpt_BR
dc.subject.otherRio das Mortes (MG)pt_BR
dc.subject.otherRio das Velhas (MG)pt_BR
dc.titleA educação como herança das elites coloniais em três comarcas da capitania de Minas Gerais: Rio das Mortes, Rio das Velhas e Vila Rica (1750–1810).pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL TALÍTHA PARA REPOSITÓRIO 2.pdf26.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons