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http://hdl.handle.net/1843/48811
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fé na diáspora "com a lírica na mira a palavra é a bala: afrolíricas!“ |
Autor(es): | Roberta Batista de Faria |
Primeiro Orientador: | Lúcia Helena Alvarez Leite |
Primeiro membro da banca : | Shirley Aparecida de Miranda |
Segundo membro da banca: | Marie Luce Tavares |
Terceiro membro da banca: | Natalino Neves da Silva |
Resumo: | Esta dissertação parte das narrativas protagonizadas pelas Afrolíricas, suas trajetórias no universo poético e minha escuta, enquanto pesquisadora e apreciadora. Ana, Iza e Eliza são três jovens artistas, entre seus 19 e 22 anos, que compõem o coletivo Afrolíricas. Juntas, viemos construindo esta pesquisa, que coloca em diálogo a autoria poética das artistas e suas histórias de vida. Optei por uma abordagem metodológica que possibilitasse privilegiar o espaço de escuta e diálogo e que garantisse um espaço seguro em que pudéssemos partilhar nossas individualidades, assim como compartilharmos nossas proximidades. Neste sentido, adotei a narrativa como o meio pelo qual desenvolveria este trabalho de pesquisa. Percurso-rio foi a forma como se deram os caminhos metodológicos desta pesquisa, que começa pelas confluências: o encontro de minha experiência com as experiências de Ana, Iza e Eliza, mas brota da nascente: onde resgatamos memórias das infâncias, experiências educativas e aproximações com o universo da poesia. Perpassa os afluentes, meandros e leitos dos rios: caminhos que dizem sobre as trajetórias das poetas (inspirações, encontros, ações, desafios e potências vividas), que deságuam nos mares: apontamentos, reflexões e conexões que foram construídas ao longo desta trajetória. O coletivo vem ocupando a cena artística e poética de Belo Horizonte, ampliando diálogos e produções com outros artistas e poetas na cidade e fora dela. Busquei tecer diálogos com as noções da escrevivência, filosofias africanas e as perspectivas anticoloniais da educação. Ao longo da dissertação, apresentei, mesmo que de maneira panorâmica, a noção de que a educação negra sempre se relacionou com os espaços políticos, culturais e espirituais das comunidades negras. E, de maneira mais focalizada, através das ações do coletivo Afrolíricas, procurei resgatar vivências, refletir sobre as experiências e tecer reflexões que passassem pela dimensão formativa dos sujeitos e suas ações no mundo como possibilidades educativas. Encarar a construção deste trabalho, como caminhos por onde as águas percorreram, foi a maneira que encontrei de colocar-me inteiramente nesta pesquisa. |
Abstract: | This dissertation is based on the narratives starring by Afrolíricas, their trajectories in the poetic universe and my listening as a researcher and appreciator. Ana, Iza and Eliza are three young artists, between 19 and 22 years old, who make up the collective Afrolíricas. Together, we have been building his research that puts the poetica uthor shipof the artist sand their life stories into dialogue. I choosed for a methodological approach that would make it possible to privilege the space for listenin gand dialogue and that would guarantee a safe space in which we could share our individualities as well as our closeness. In that regard, I adopted the narrative as theme ans byw hich I would develop this research work.Percurso-rio (river-flow) was the form in which theme tho do logical ways of this research was desenvolve, which begin satthe confluences: then counter of my experience with the experiences of Ana, Iza and Eliza, but sprout from the fountain: where weres cued child hood memories, educational experiences and approximations with the universe of poetry. It crosses the affluent, meanders an driver beds: ways that tella bout the poets' trajectories (inspirations, encounters, actions, challenges an dlived potency), which flow in to the seas: notes, reflection sand connections that were builta long this way.The collective has been occupying the artistic and poetics cene of Belo Horizonte, expanding dialogues and productions with other artists and poets in the city and out of. I sought to establish dialogues with the notions of writing, African philosophie sand anti-colonial perspectives on education. Through out the dissertation, I presented, even in a panoramic way, the notion that black education has always beenrelated to the political, cultural and spiritual spaces of black communities. And in a more thorough way, through the actions of the Afrolíricas collective, I tried to rescue experiences, reflecton the experiences and weave reflections that passed through the formative dimension of the subject sand theiractions in the world as educational possibilities. Facing the construction of this work as way salong which the waters travel ed was the way I found to put myself entirelyin to this research. |
Assunto: | Educação Negros - Educação Poesia afro-brasileira - Aspectos educacionais Poesia - Escritores negros Cultura afro-brasileira - Aspectos educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48811 |
Data do documento: | 23-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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