Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48829
Type: Artigo de Periódico
Title: O uso do texto literário em aulas de língua espanhola na perspectiva dos gêneros discursivos
Other Titles: The use of literary text in Spanish Language classes based on the discursive genre approach
Authors: Cristiano Silva de Barros
Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Karen Caroline Oliveira Fernandes
Geraldo Magela Cordeiro Souza
Laura Costa Drigo
Abstract: Este relato apresenta o percurso realizado e os resultados obtidos em um minicurso online oferecido pelo projeto de extensão intitulado Projeto de Formação Continuada de Professores de Espanhol-FOCOELE (FALE/UFMG). O objetivo do referido minicurso foi mostrar um novo olhar para o texto literário, a partir de uma perspectiva ainda pouco explorada nas aulas de língua espanhola: um trabalho com o texto literário calcado em sua constituição como gênero discursivo. O minicurso se desenvolveu por meio de três atividades online, realizadas no 2º semestre de 2016, pelo ambiente virtual de aprendizagem TELEDUC. As atividades revelaram um bom entendimento teórico por parte dos professores participantes, mas, também, suas dificuldades para se colocar em prática a perspectiva proposta. Ainda assim, avaliamos como positivo o resultado do minicurso, pois pudemos ter um espaço para dar os primeiros passos em reflexões importantes em torno de outras possibilidades de trabalho com o texto literário nas aulas de espanhol na escola.
Abstract: This study presents the path taken and the achieved results in an online workshop offered by an extension project entitled “Continuing Education Project for Spanish Teachers-FOCOELE (FALE/UFMG)”. The aim of this workshop was to show a new way of seeing the literary text, from a perspective not too much used in Spanish language classes: the use of a literary text based on its structure as a discursive genre. The workshop consisted of three online activities which were held during the second term of 2016 through the virtual learning environment TELEDUC. The activities have showed a satisfactory theoretical understanding by the participant teachers, but also they pointed out their difficulties of using the proposed approach. Even so the workshop outcomes were considered positive, because we had the opportunity to take the first steps towards important reflections around other possibilities of using literary texts when teaching Spanish at school.
Subject: Língua espanhola - Estudo e ensino
Língua espanhola - Análise do discurso
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48829
Issue Date: 21-Jun-2017
metadata.dc.url.externa: http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/218
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Multitexto
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.