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Type: Dissertação
Title: Taxonomia corporativa facetada no apoio ao processo de avaliação para autorização de cursos de instituições de ensino superior pelo INEP
Authors: Paula Raphisa Mendes
First Advisor: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
First Co-advisor: Elisângela Cristina Aganette
First Referee: Carlos Henrique Marcondes de Almeida
Second Referee: Dalgiza Andrade Oliveira
Third Referee: Ligia Maria Moreira Dumont
Abstract: A taxonomia corporativa com abordagem facetada pode ser aplicada em portais corporativos como instrumento de organização de recursos informacionais, tendo em vista minimizar a sobrecarga informacional dos colaboradores de uma empresa. No mercado educacional, isso também se faz necessário, para garantir a competitividade, ampliação do portfólio e da qualidade dos cursos, entre outras vantagens. Nas Instituições de Ensino Superior (IES), identificou-se como problema a dificuldade de acesso e recuperação dos documentos e informações comprobatórios, que devem ser apresentados à Comissão Avaliadora do Ministério da Educação. Essa comprovação é feita em conformidade com o Instrumento de Avaliação para Autorização de Cursos de Graduação, publicado pelo INEP. Essa dificuldade ocorre pela ausência e/ou pela dispersão dos recursos informacionais que, muitas vezes, não estão disponíveis nos ambientes corporativos de maneira acessível e organizada. Esta pesquisa tem como objetivo geral a elaboração de uma taxonomia corporativa com abordagem facetada para a organização documental necessária ao ato regulatório de IES, com base no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação de Autorização. Para alcançar esse objetivo maior, foram determinados os seguintes objetivos específicos: explorar conhecimentos acerca das taxonomias (foco em taxonomias corporativas); caracterizar a abordagem facetada na construção de uma taxonomia corporativa; explorar os insumos informacionais regulatórios publicados pelo INEP e pelo MEC, assim como aqueles produzidos como evidências pela IES; e analisar os elementos que compõem o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação de Autorização para a estruturação da taxonomia. O método de abordagem utilizado na pesquisa é o hipotético-dedutivo, com a metodologia se caracterizando como de natureza aplicada, de objetivos exploratórios, com procedimentos técnicos de um estudo de caso e com uma abordagem qualitativa. Feita a aquisição de conhecimento sobre o domínio, empregaram-se os procedimentos metodológicos propostos por Vital e Café (2007), compostos por cinco etapas: 1) estabelecimento das classes gerais; 2) coleta dos termos; 3) análise dos termos selecionados; 4) controle da diversidade de significação; e 5) construção dos relacionamentos semânticos. Os resultados da modelagem do domínio se orientaram pelos principais elementos do Instrumento de Avaliação para Autorização de novos cursos, e a abordagem facetada foi incorporada à taxonomia corporativa a partir dos princípios da Teoria da Classificação Facetada. O recurso informacional foi organizado dentro de doze classes básicas macro, empregando diretrizes de normalização e padronização da terminologia. Também foi feito o controle da diversidade de significação dos termos, para minimizar os problemas de ambiguidade, que dificultam a recuperação de documentos e informações necessárias à comprovação de atendimento de critérios aos membros da comissão de avaliação. De modo semelhante, o fenômeno da ambiguidade complica a interpretação do significado dos termos dentro do próprio domínio modelado. Concluiu-se que a taxonomia corporativa facetada dá apoio à gestão do recurso informacional da holding e foi criada com uma estrutura lógica organizacional que faz sentido tanto ao setor de Regulação quanto aos avaliadores, facilitando a comunicação entre os distintos atores: internos (funcionários da holding) e externos (avaliadores).
Abstract: Corporate taxonomy with a faceted approach can be applied to corporate portals as a tool for organizing informational resources in order to minimize the information overload of the company's employees. In the educational market this is also necessary to ensure competitiveness, portfolio expansion and quality of courses among other advantages. In Higher Education Institutions (IES), the difficulty in accessing and retrieving supporting documents and information, which must be presented to the MEC. Evaluation Commission has been identified as a problem. This verification is made in accordance with the Evaluation Instrument for Authorization of undergraduate courses, published by INEP. This difficulty occurs due to the absence and/or dispersion of informational resources that are often not available in corporate environments in an accessible and organized way. This research has as its general objective the elaboration of a corporate taxonomy with a faceted approach for the document organization necessary for the regulatory act of HEIs, based on the Assessment Instrument for Undergraduate Authorization Courses. To achieve this objective, the following specific objectives were determined: to explore knowledge about taxonomies (focus on corporate taxonomies); to characterize the faceted approach in the construction of a corporate taxonomy; to explore regulatory informational inputs published by INEP and by MEC, as well as those produced as evidence by the HEI; to analyze the elements that make up the Instrument for the Evaluation of Undergraduate Authorization Courses for the structuring of the taxonomy. The approach method used in the research is the hypothetical-deductive, with the methodology being characterized as an applied nature of exploratory objectives with technical procedures of a case study using a qualitative approach. To achieve the objectives after acquiring knowledge about the domain, the methodological procedures proposed by Vital and Café (2007) were employed, consisting of five steps: 1) establishment of general categories; 2) collection of terms; 3) analysis of the selected terms; 4) control of the diversity of meaning; and 5) construction of semantic relationships. The results of the domain modeling were guided by the main elements of the Evaluation Instrument for Authorization of new courses, and the faceted approach was incorporated into the corporate taxonomy based on the principles of Faceted Classification Theory. The information resource was organized within twelve basic macro classes, employing guidelines for normalization and standardization of terminology. The diversity of meaning of the terms was also controlled to minimize problems of ambiguity, which make it difficult for the members of the evaluation committee to retrieve the documents and information needed to prove compliance with the criteria. Similarly, the phenomenon of ambiguity complicates the interpretation of the meaning of terms within the modeled domain itself. It was concluded that the faceted corporate taxonomy supports the management of the holding's informational resource, and was created with a logical organizational structure that makes sense both to the Regulation sector and to the evaluators, facilitating the communication between the distinct actors: internal (holding's employees) and external (evaluators).
Subject: Ciência da informação
Organização da informação
Taxonomia
Universidades e faculdades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48840
Issue Date: 20-Apr-2022
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